Vinicius Camarinha com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (Foto: Divulgação)
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB) – que ainda se recupera de uma cirurgia e está em São Paulo -, anunciou nesta terça-feira (28) pela manhã, que tem audiência com Guilherme Derrite, secretário de Estado da Segurança Pública, para discutir pautas importantes relacionadas à cidade.
A informação do encontro foi citada em entrevista a uma emissora de rádio de Marília. Entre os principais temas a serem abordados, o prefeito destacou a reivindicação da instalação do comando regional da Polícia Militar em Marília, na prática, a 11ª unidade do Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Vinicius também deve pedir ampliação da estrutura da Polícia Civil, que poderia representar mais um Departamento de Polícia Judiciária (Deinter). Atualmente, a instituição tem dez divisões regionais.
“Meu sonho é termos o comando da Polícia Militar em Marília, assim como o Departamento da Polícia Civil. Uma estrutura maior de segurança pública, como já existe em Bauru. Isso está na pauta hoje com o secretário Derrite, e vamos trabalhar para que se concretize”, afirmou o prefeito.
Segundo Vinicius, a instalação do comando regional proporcionaria avanços significativos em segurança e atendimento à população, incluindo a possibilidade de integrar uma aeronave de resgate no modelo Águia.
“Com essa estrutura, Bauru ficaria com o helicóptero Águia para operações, enquanto Marília teria uma aeronave dedicada ao resgate de vítimas, o que daria uma cobertura excelente para a nossa região.”
O prefeito também apontou a necessidade urgente de investimentos em segurança, destacando o crescimento populacional da cidade, que não foi acompanhado pelo aumento no efetivo policial.
“A população cresceu, mas o efetivo não acompanhou. Muitas cidades da região enfrentam o mesmo problema, e isso exige um esforço conjunto. Eu vou entrar de cabeça nesse assunto para trazer os investimentos do Estado para Marília.”
Vinicius revelou que apresentou áreas na cidade que poderiam ser utilizadas para a construção das novas sedes da Polícia Militar e da Polícia Civil. “Estamos pensando grande para Marília. Esse é um projeto de segurança superimportante e que precisa sair do papel. Não podemos nos acomodar na mesmice,” prometeu.
CRITÉRIOS
A estrutura atual das polícias do Estado é alvo frequente de questionamentos e abordagens políticas, mas tem sobrevivido a vários governos. Os critérios, segundo a instituição, são técnicos e baseados em indicadores de criminalidade, características demográficas e também geográficas.
Marília, por exemplo, tem população maior que Araçatuba e Presidente Prudente. Ambas as cidades, dispõem de comandos regionais de polícia.
Um dos fatores que tem reduzido a viabilidade da instalação de CPI e Deinter em Marília seria a proximidade geográfica com Bauru, distante 100 quilômetros de Marília, onde as unidades regionais de segurança pública já estão instaladas.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.