Anúncio de verba (Foto: Divulgação)
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha (PSB), esteve na sexta-feira (25) no Hospital das Clínicas (HC) de Marília para comunicar a autorização do recurso de R$ 190 mil para a instalação do Centro de Cuidados Paliativos do hospital.
“Um serviço novo na região e importante, de cuidado, de redução de internações prolongadas e, ainda, para amenizar o sofrimento dos pacientes nos casos terminais. O centro vai oferecer uma assistência multidisciplinar visando o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida“, diz o parlamentar.
Com o recurso, será possível a instalação de: dez leitos de internação localizados na Ala A e uma sala de acolhimento para familiares e convivência.
“Falar em cuidados paliativos não é falar de morte, é falar de vida, enaltecer todo o processo pela busca dela, de sua qualidade e também incluir o momento da nossa morte e o luto daqueles que ficam”, afirma o médico assistente da Clínica Médica e interconsultor de Cuidados Paliativos do Complexo HC/Famema, Guilherme da Costa Munhoz.
Através do recurso conquistado pelo deputado Vinicius Camarinha junto ao Governo do Estado, foram adquiridos para o Centro de Cuidados Paliativos: cama hospitalar tipo Fawlere, colchão 10, carro maca hospitalar, escadas para uso hospitalar, suporte de soro de chão, mesa para refeição hospitalar, mesa de cabeceira, carro de curativos/utilidades, jogo de sofá para sala convivência, carrinho de emergência c/ desfibrilador, eletrocardiógrafo, microcomputador. impressora com scanner, papel de parede para cinco quartos, TV 50 polegadas para sala de convivência, além de reformas para a instalação do novo centro.
“A priorização deste tipo de cuidado aumenta conforme a doença avança, sempre considerando que seu enfoque está centrado à pessoa, sua família e seus valores, amenizando sintomas de sofrimento e aperfeiçoando a qualidade de vida. Assim, proporcionar um cuidado paliativo não significa deixar de cuidar, mas sim potencializar o tratamento mais adequado frente aos diferentes momentos de uma doença irreversível. A habilitação de uma enfermaria de cuidados paliativos no Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (DASAC) possibilitará uma organização especializada a esse tipo de atendimento, de forma continuada, integrada e humanizada, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Agradecemos ao deputado Vinicius Camarinha, sempre parceiro, por mais essa conquista para o atendimento que oferecemos para Marília e região”, conclui a superintendente do Complexo HC/Famema, Paloma Libanio Nunes.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.