Marília

Vice-prefeito Tato faz críticas e anuncia ruptura com Daniel Alonso

Vice-prefeito Tato Ambrósio (MDB) chama coletiva para anunciar ruptura com prefeito Daniel Alonso (Foto: Leonardo Moreno)

O vice-prefeito Tato Ambrósio (MDB) anunciou sua ruptura com o governo do prefeito Daniel Alonso (PSDB) em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29) realizada na Câmara de Marília.

Tato era responsável pelas indicações dos comandos do Departamento de Água e Esgoto de Marília e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília). Ele disse que se afastará das gestões.

O vice-prefeito não disse exatamente qual foi a “gota d’água” para o rompimento, mas comentou que vinha esperando mudanças que não vieram na administração. “Ficava esperando aparecer o sol no dia seguinte”, comentou.

Tato fez diversas críticas ao prefeito e sua equipe e garantiu que a decisão não tem mais volta. “Estou aqui respeitando os votos que tive, a confiança dos amigos. Eu não poderia humilhar minha família”, repetiu diversas vezes.

Um dos questionamento feitos pelos jornalistas presentes foi sobre a suposta articulação de um impeachment contra Daniel Alonso, situação em que Tato assumiria o poder. A reposta foi que o processo de cassação não é competência dele, mas do Legislativo ou Judiciário.

“Quem sofreu golpe fui eu, logo na primeira reunião depois da eleição. Não fui convidado, mas fui mesmo assim”, afirmou o vice ainda no começo da entrevista. Ele comentava os rumores sobre um “golpe” que estaria dando em Alonso.

O membro do MDB disse que não vai abrir mão de seu salário e ao término da coletiva afirmou também que não se importa se o automóvel oficial que fica com ele for retirado.

Tato rompe politicamente mas continua no cargo recebendo salário Foto: Divulgação)

Críticas

Entre os ataques feitos por Tato que justificariam seu afastamento do prefeito Daniel está a falta de apoio à candidatura do vereador Delegado Damasceno a deputado estadual.

Na visão do vice, Daniel não cumpriu com sua palavra. O grupo político que controla a Prefeitura teria se comprometido em dar força a uma candidatura única. O prefeito, no entanto, apoiou sua própria filha, Dani Alonso (PR).

Esse seria um dos fortes motivos que levaram Tato a se decidir definitivamente pela ruptura. Outro problema citado foi a demissão de Rene Fadel, no final do ano passado. Ele havia sido indicado pelo vice para a Codemar.

“Estava em viagem quando soube da demissão”, disse Tato. O vice também falou que teme por retaliações contra funcionários municipais próximos a ele. “A retaliação é uma prática comum neste governo”, denunciou.

Resposta da Prefeitura

Momentos depois do término da coletiva de imprensa convocada por Tato, a administração municipal emitiu a seguinte nota:

“A Prefeitura de Marília repudia as declarações do vice-prefeito e afirma que elas são inócuas nesse momento tão precioso que precisamos trabalhar incansavelmente pela cidade de Marília.

Nesses dois anos de gestão, em nenhum momento o vice-prefeito esteve à frente e tomando as decisões das autarquias Daem e Codemar. Todo o tempo, elas foram geridas pelo prefeito Daniel Alonso e os seus respectivos diretores-presidentes.

Sobre o rompimento com a administração, o tempo todo isso foi evitado com diálogos e reuniões com o mesmo, porém, sem sucesso, devido à rigidez e intolerância do vice-prefeito para com ações da gestão.

A Prefeitura, através do prefeito Daniel Alonso, continua trabalhando arduamente pela cidade até o último dia do governo, sempre pensando no bem e na proteção da população, pautando suas ações pela ética e o bom uso do dinheiro público, sempre dentro das leis vigentes”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

41 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.