Marília

Vereadores votam fim de eleição secreta na Câmara

Projeto de emenda à Lei Orgânica pode tornar votação aberta em eleição.

Os vereadores de Marília votarão em sessão desta segunda-feira (31) emenda à Lei Orgânica do Município que pretender tornar a eleição da Mesa Diretora da Câmara aberta. Atualmente, a escolha é secreta.

O autor da proposta nº 03/2016 de mudança é o vereador Sílvio Harada (PR), que na justificativa para o projeto afirma que o voto secreto já foi utilizado para proteger parlamentares de pressões de “instituições” e de “terceiros”, mas a atualidade exige transparência.

De acordo com Harada, esses “terceiros” detinham o poder político em razão da capacidade financeira e econômica. “O voto secreto era utilizado para protegê-los das represálias”.

No entanto, o vereador do PR afirma que agora, “a sociedade clama pela transparência das Casas Legislativas e, em especial, dos políticos que a compõe”.

OUTROS PROJETOS

Na sessão dessa segunda-feira ocorre também a segunda discussão do Projeto de Lei nº 88/2016, também do Vereador Sílvio Harada (PR), denominando Dr. Lucas Godoi Bernardes da Silva, o PSF (Programa Saúde da Família), instalado na Rua Yutaka Kamakura, nº 34, no Conjunto Habitacional “Monsenhor João Batista Tóffoli”.

Acontece ainda a primeira discussão do Projeto de Lei nº 85/2016, do Vereador José Expedito Capacete (DEM), modificando a Lei nº 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo a “Semana Municipal de Informação, Prevenção e Combate à Depressão”.

Também está prevista na pauta a primeira discussão do Projeto de Lei nº 99/2016, do Vereador Marcos Rezende (PSD), denominando Rosa dos Santos Modelli, o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social da Zona Sul.

Ainda será votada a primeira discussão do Projeto de Resolução nº 03/2014, do Vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB), dando nova redação ao parágrafo 2º, do artigo 201, da Resolução número 183/90 – Regimento Interno, passando para votação aberta a concessão de honraria.

Será discutido, por fim, a primeira conversa do Projeto de Resolução nº 04/2016, da Mesa da Câmara, modificando a Resolução nº 183/90 – Regimento Interno. A proposta é modificar a forma como é feita votação sobre nomes de ruas.

ASSISTA

A TV Câmara transmite a sessão a partir das 17h pelo canal 21 da NET, canal digital aberto 61,3 e pela internet por meio do site www.camar.sp.gov.br.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

44 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

58 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

58 minutos ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

59 minutos ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.