Os vereadores da Câmara de Marília rejeitaram um novo pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Daniel Alonso (PL) durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (24). Protocolado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, a solicitação visava a investigação do contrato firmado entre a Gota de Leite e a Prefeitura – que estaria irregular.
Rejeitaram o pedido 10 vereadores: Evandro Galete (PSB), Élio Ajeka (PP), Marcos Rezende (PSD), Marcos Custódio (PSDB), Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), Sérgio Nechar (PSB), Júnior Moraes (PP), Rogerinho (PP), Daniela D’Ávila (PL) e Vânia Ramos (Republicanos). O vereador Danilo Bigeschi (PSDB) não participou da votação.
A favor da abertura de uma investigação estavam dois parlamentares: Eduardo Nascimento (Republicanos), que enfrenta acusação de corrupção, e Junior Féfin (União Brasil). Nascimento, por ser o presidente do Legislativo, poderia votar somente em caso de desempate. Apesar disso, manifestou seu direito ao voto em favor da CP. Foi a 13ª tentativa de investigar o prefeito nesta legislatura.
No documento protocolado na Câmara na sexta-feira (21), o autor pedia a abertura da CP por suposta improbidade administrativa, envolvendo supostos crimes praticados contra a saúde pública. O convênio já vencido e refirmado entre a Prefeitura de Marília e Maternidade e Gota de Leite motivou o pedido.
De acordo com Ademar, o pedido foi elaborado com base na queixa apresentada pelo vereador Sérgio Nechar (PSB) na tribuna da Câmara. O parlamentar abordou a atual situação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), sob gestão da Maternidade e Gota de Leite, que venceu o último chamamento público em setembro de 2023, mas ainda não teve a ordem de serviço assinada e publicada pela Prefeitura.
Devido ao impasse, os recursos oriundos do Ministério da Saúde para a gestão do programa em Marília estariam retidos até hoje, ou seja, ainda não teriam sido repassados para a Gota de Leite, conforme consta na alegação do ativista. A investigação objetivava esclarecer como foram empregados esses recursos da União, além de outros apontamentos da área.
Procuradas, as assessorias de imprensa da Prefeitura e do Ministério da Saúde não esclareceram o motivo da não assinatura da ordem de serviço até agora. O espaço continua aberto para os esclarecimentos.
ORDEM DO DIA
Ainda na sessão ordinária, o plenário da Casa aprovou todos os projetos de lei que compunham a pauta.
Os vereadores foram favoráveis ao Projeto de Lei n° 54/2024, da Prefeitura, que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da lei orçamentária do município para o exercício financeiro de 2025.
Os parlamentares também acataram a matéria n° 62/2024, proposta pelo vereador Marcos Custódio (PSDB), que propõe alterações na Lei n° 7472/2012. O texto diz respeito à denominação do bairro Antenor Barion, das vias públicas e dos espaços de lazer no loteamento de interesse social localizado na área destacada da Fazenda Marialva de Cima, pertencente à Barion Empreendimentos Imobiliários, conforme aprovado pelo decreto municipal n° 10845/2012. A modificação visa corrigir a grafia do nome de Francisco Bellei.
Na sequência foi aprovado o Projeto de Lei n° 49/2024, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD), que propõe nomear o Conjunto Habitacional Vida Longa, localizado na rua Amador Bueno, como Residencial Isaias Antonio Marroni.
Além disso, também foi aceito o Projeto de Lei n° 53/2024, apresentado pela vereadora Daniela D’ Ávila (PL), que visa denominar a Estrada Municipal MAR 112 (antiga 435), entre a rodovia SP-333 e o distrito de Dirceu, como Ernesto Rossatto.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.