Marília

Vereadores cobram prefeito pela reabertura do comércio em Marília

Um grupo formado por seis vereadores de Marília assinou um ofício recebido pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), nesta segunda-feira (20), cobrando um posicionamento sobre a reabertura do comércio e de serviços não essenciais na cidade.

Esses segmentos estão fechados por força de decreto estadual, acompanhado por determinação municipal, de combate ao novo coronavírus.

Existe ainda uma decisão liminar que obriga a Prefeitura de Marília a seguir ordens do governador João Doria (PSDB), no que diz respeito à pandemia, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil.

Os parlamentares que subscrevem o documento são José Carlos Albuquerque (PSDB), Wilson Alves Damasceno (PSDB), Evandro Galete (PSDB), Maurício Roberto (PP), João do Bar (Podemos) e Marcos Custódio (Podemos). Veja a íntegra do documento no final do texto.

“É pública e notória a recente autorização do Ministério da Saúde para flexibilização do isolamento social, bem como das atividades econômicas, especialmente na hipótese de ocupação dos leitos estarem abaixo de 50% dos reservados, sendo essa a realidade de Marília”, diz ofício.

Os vereadores também citam declaração do prefeito sobre as condições locais estarem “adequadas para iniciar a flexibilização das atividades impedidas de funcionamento, ainda que  de modo escalonado e gradativo”.

Os parlamentares apontaram ainda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhece, no entendimento deles, “autonomia, legalidade e legitimidade dos prefeitos municipais decidirem, no limite de suas jurisdições administrativas, as regras e flexibilizações que melhor retratem a realidade local, sempre prestigiando as normas sanitárias”.

No fim do texto, é cobrado do prefeito resposta para a demanda de boa parte dos marilienses que precisam “voltar à regularidade de suas atividades”. Também é solicitado que a administração apresente documentos e as decisões judiciais que impedem tal atitude.

Imagem: Divulgação

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.