Marília

Vendedores e caixas são os mais demitidos em Marília

Os cargos de vendedor de comércio varejista e operador de caixa são os que concentram maior número de demissões em Marília desde o começo do ano. Entre janeiro e abril foram extintas 264 vagas com carteira assinada nas lojas da cidade.

Mesmo assim, o município continua com o saldo positivo na geração de emprego de modo geral, por conta de outras áreas, como a de serviços.

No quarto mês do ano o comércio chegou a recuperar algumas vagas, mas ainda assim no caso dos vendedores, são 144 demissões a mais do que contratações no primeiro quadrimestre, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

A respeito dos operadores de caixa, o saldo negativo é de 59 carteiras assinadas a menos do que no final do ano passado.

Especificamente no comércio também acumulam perdas consideráveis os empregos de assistente de vendas (-21), açougueiro (-1194), atendente de lojas e mercados (-14), gerente comercial (-13) e gerente de loja e supermercado (-12).

Tais números ajudam a entender a enorme fila que se formou na semana passada para entrega de currículos para a unidade das Lojas Havan, que promete empregar cerca de 120 pessoas em Marília a partir dos próximos meses.

Fila do primeiro dia de captação de currículo para Havan Marília (Foto: Leonardo Moreno/Arquivo)

De acordo com a empresa, mais de 3 mil candidatos se apresentaram. A reportagem do Marília Notícia mostrou que algumas pessoas chegaram a dormir na fila para estar entre os primeiros a entregarem seus documentos.

Vale lembrar que no ano passado o comércio foi o segundo setor da economia mariliense que mais gerou empregos, com 471 vagas a mais do que no começo do ano passado, atrás somente do segmento se serviços – que continuam sustentando saldos positivos em 2019.

Mesmo com o saldo global negativo de empregos no comércio local este ano, algumas profissões continuam sendo contratadas no ramo, como é o caso dos tecnólogos em logística e transporte.

Tal função acumula 31 admissões a mais do que demissões no primeiro quadrimestre do ano. Outros cargos no positivo são os de contínuo (15), assistente administrativo (13), embalador a mão (13), carregador de armazém (10) e auxiliar de escritório (10).

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.