O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tenta desmobilizar o coach Pablo Marçal (PRTB) de concorrer à Prefeitura de São Paulo, afirmando que o partido abraçaria uma eventual candidatura do empresário ao Senado em 2026.
A conversa foi mencionada por Valdemar em reunião de trabalho com deputados e prefeitos da legenda, no último sábado (15), na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Conforme narrou Valdemar aos integrantes do partido, ele disse ao empresário que a sigla estava fechada com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela reeleição na cidade de São Paulo e que era muito cedo para o coach disputar a prefeitura.
Afirmou que seria melhor construir uma candidatura ao Senado para 2026 e que haveria a possibilidade de o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro apoiá-lo. Marçal chegou a se lançar pré-candidato ao Planalto em 2022.
“Não tenho força para tirá-lo da campanha”, disse Valdemar à Folha após a publicação da reportagem. “Espero no futuro convencê-lo vir para o Senado.” O presidente da sigla afirmou que gostaria que ele concorresse pelo PL.
Nesta sexta-feira, logo após a reportagem ter sido publicada, Marçal foi às suas redes sociais e reagiu à iniciativa de Valdemar.
“Os ‘maquinistas’ estão me oferecendo até a Presidência da República para deixar a Prefeitura de São Paulo”, escreveu em suas redes sociais, em postagem na qual incluiu reprodução da reportagem da Folha. “O que iremos fazer com isso? Que acordo é esse do centrão?”, escreveu ainda Marçal.
Em 2026, haverá duas vagas abertas no Senado para cada estado e o DF. Em São Paulo, uma delas deverá ser disputada pelo PL com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
A outra está em discussão integrantes do partido dizem que uma possibilidade é que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que conversa sobre a transferência para a sigla, indique seu secretário de Segurança, o deputado federal Guilherme Derrite (PL).
O deputado federal Ricardo Salles (PL), cuja pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo foi preterida pela legenda em prol de Nunes, também está na disputa interna.
Aliados do prefeito, incluindo Tarcísio, estão preocupados com a ascensão de Marçal, que pontuou entre 7% e 9% em diferentes cenários testados pelo Datafolha e tem simpatia de deputados bolsonaristas, apesar do apoio do ex-presidente Bolsonaro à candidatura de Nunes.
O governador já afirmou a aliados que é preciso estancar o crescimento do coach e chegou a dizer publicamente que o prefeito deveria agilizar a indicação da vice.
Tarcísio passou a defender que Nunes anunciasse rapidamente a escolha do ex-Rota Ricardo Mello Araújo (PL), indicado por Bolsonaro para o posto. O anúncio ocorreu nesta sexta.
Nunes esteve presente nessa reunião de sábado do PL. Chegou a brincar com a deputada estadual Dani Alonso (PL), dizendo para ela “parar de graça”. Ela é amiga de longa data de Marçal, que a apoiou na campanha de 2022, e chegou a organizar uma reunião entre ele e deputados do partido na Alesp.
O encontro foi oficialmente derrubado depois que Nunes decidiu acatar o vice indicado por Bolsonaro para sua chapa. Ainda assim, Marçal visitou a Assembleia na terça-feira (18) e participou de uma conversa no gabinete de Dani Alonso, com a presença de deputados bolsonaristas, do deputado Leo Siqueira (Novo) e do deputado Rafael Saraiva (União Brasil).
Deputados alinhados a Bolsonaro dizem que respeitam seu apoio a Nunes e que irão segui-lo, mas enxergam similaridade de pautas com Marçal e afirmam que o prefeito não compartilha valores ideológicos importantes para o bolsonarismo.
Por ANA LUIZA ALBUQUERQUE
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.