Categories: Brasil e Mundo

Vacinação proporciona qualidade de vida para idosos

“A prevenção é a base da longevidade com qualidade de vida”, diz médico (Foto: Leonardo Moreno)

O médico geriatra e gerontólogo Valdeci Rigolin, de Marília, é categórico quando o assunto é vacinação para idosos: “a prevenção é a base da longevidade com qualidade de vida”. Ele afirma que as vacinas salvam vidas, diminuem danos e reduzem gastos.

O mais importante para o idoso é estar sempre atento com sua carteira de vacinação e mantê-la fielmente atualizada.

Nos meses de calor, em que estamos, os casos envolvendo tétano são mais recorrentes e checar se a imunização contra a doença, que vale por dez anos, está em dia.

“No verão aumentam muito os casos de tétano porque é o período em que mais acontecem acidentes em chácaras, sítios, onde é mais propício para pegar a doença”, explica Rigolin.

Outra vacina muito importante, mas que é aplicada apenas uma vez na vida, após os 50 anos, protege contra a cruel herpes zoster. “Se trata de uma vacina um pouco cara, mas que sem dúvida garante a qualidade de vida”, afirma o especialista.

De acordo com o médico, a herpes zoster provoca muita dor e fragiliza os idosos. O sintoma mais visível são feridas que surgem no tórax e minam água.

Outra imunização fundamental na etapa mais avançada da vida é contra a pneumonia (que pode ser única ou com doses a cada cinco anos), além da vacinação anual contra a gripe. “A gripe pode evoluir para uma pneumonia”, lembra Rigolin.

Quatro em cada dez casos de gripe hospitalizados podem evoluir para pneumonia. No entanto, a gripe e a pneumonia são doenças diferentes e suas vacinas também.

A pneumonia é responsável por 50% das internações de pessoas com mais de 50 anos em todo o Brasil e muitas vezes leva ao óbito. A doença tem prevalência no inverno, mas o geriatra explica que também pode ocorrer no verão. “Principalmente se o idoso tiver a imunidade baixa”.

Dona Neuza

A costureira Neuza, 67 anos, é daquelas idosas que levam a sério a questão das vacinas e tem uma “saúde de ferro”. Ela brinca que se sente uma “menina de 15 anos” e quer chegar, pelo menos, até os 100.

“Sempre tive cuidado com a vacinação. Cuidei do meu pai e da minha mãe na velhice e na medida que o tempo vai passando a gente vai perdendo a imunidade. Se existe como se cuidar, a gente tem mesmo que tomar as vacinas”.

Ela conta que está com as vacinas em dia. “Já tomei a de pneumonia, gripe e zoster. Em 2017 venceu a minha de tétano, que eu tinha tomado em 2007, e não perdi tempo”.

“Temos que nos prevenir. Hoje vivemos a era da prevenção. A vacina tem que ser adotada como um valor, um princípio. Eu já vi pessoas com herpes zoster, por exemplo, é terrível. A pneumonia mata. E nós temos condições de tomar a vacina”, alerta dona Neuza.

Onde encontrar

Em Marília, o Centro de Vacinação Imunne, é a principal referência em questão de vacinas.

A Imunne dispõe de todas as vacinas indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunização, com garantia de doses dificilmente encontradas em outros lugares.

São atendidas todas as carteiras de vacinação desde o nascimento até a faixa etária dos idosos, com proteção e cobertura maior do que a imunização oferecida na rede pública.

“Os fornecedores são os melhores laboratórios do mundo, que negociam direto com a rede, o que garante preços mais vantajosos, maior controle de qualidade e um estoque sempre completo”, finaliza Érico Fabrício, diretor da Imunne.

Em Marília, na rua Thomas Gonzaga, 185, contato (14) 3316 7010. Site: www.imunne.com.br.

Em Marília, o Centro de Vacinação Imunne, é a principal referência em questão de vacinas.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

1 hora ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.