Tem início neste sábado (23), pela zona norte da cidade, a 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Marília.
A imunização acontece em frente a unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos definidos pela Secretaria Municipal da Saúde. A Divisão de Zoonoses divulgou os locais de vacinação nesta primeira região (veja no box abaixo) e pede que os moradores colaborem, levando os animais de estimação das 09h às 17h, nas datas respectivas.
A meta é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada da cidade, dos distritos e zona rural. O trabalho será realizado somente aos sábados, até o 21 de outubro. O objetivo é elevar a cobertura vacinal no município e manter a cidade protegida contra a raiva.
Neste sábado, a vacina será aplicada em 13 locais diferentes na zona norte. Nos bairros mais populosos, foram definidos dois locais. É o caso do Santa Antonieta, por exemplo, onde haverá imunização em frente a UBS Santa Antonieta e em frente ao Ceasa.
Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população. O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Saúde, é promover maior conveniência aos moradores, para potencializar os resultados da campanha.
“A vacinação é uma medida muito eficaz na prevenção à raiva. Por isso estamos fazendo um grande chamamento e mobilizando a estrutura da secretaria da Saúde, de acordo com a programação. É uma segurança a mais para o animalzinho, mas também para as pessoas”, disse a secretária da Saúde, Kátia Ferraz Santana.
Alunos do curso de graduação em Veterinária, da Universidade de Marília (Unimar), também participam da campanha da vacina antirrábica. O procedimento é rápido, não precisa de segunda dose e o animal só voltará a ser imunizado contra a raiva na próxima campanha.
Após a zona norte, serão imunizados cães e gatos nas zonas leste/oeste (30/09), sul (07/10) e distritos (21/10). A etapa rural contará ainda com equipes que percorrerão as propriedades, visando ampliar a segurança contra a raiva, após atendimento aos distritos.
O veterinário Lupércio Garrido, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, lembra que a estimativa atual é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília tem hoje cerca de 74,4 mil animais.
RAIVA MATA
A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.
Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.
Confira os bairros para as próximas três semanas:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…
A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, causou comoção…
O longa do diretor Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura vai concorrer ao…
Uma escola estadual no bairro Salgado Filho, zona oeste de Marília, com alta demanda de…
Máquinas da Replan fizeram preparação da base da nova avenida Luiz Toffoli (Foto: Prefeitura de…
Homem escondia droga na meia, afirma a polícia (Foto: Divulgação/PMSP) Um homem de 46 anos…
This website uses cookies.