O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou uma nota de esclarecimento para rebater mensagens que circulam na internet e nas redes sociais e afirmar que é falsa a alegação que as urnas eletrônicas do Estado não estariam processando os votos em “determinado candidato a presidente”.
Segundo o órgão, há uma série de fatores que podem induzir eleitores a “essa falsa conclusão”, entre eles a ansiedade para realizar primeiro o voto no candidato ou na candidata à Presidência. No entanto, ressalta o TRE-MT, as urnas são programadas para computar as escolhas aos cargos eletivos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador do Estado, segunda vaga de senador do Estado, governador e, só então, presidente da República.
“Se o eleitor apertar os dois dígitos do candidato a presidente da República em primeiro lugar, e se nesse Estado aquela legenda não lançou candidatos a deputado federal, aparecerá a expressão ‘voto nulo'”, esclarece o tribunal mato-grossense. “Daí o fato de o eleitor pensar que a urna eletrônica anulará seu voto para presidente.”
Além disso, o TRE-MT garantiu que são falsos os vídeos circulando na internet em que uma urna supostamente completaria, “por sua conta”, o voto para presidente. “Trata-se de falsificação grosseira. Esses vídeos sequer mostram o teclado da urna”, encerra a nota.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.