Marília

UPA Norte completa cinco anos em meio aos desafios da pandemia

Paciente que esperava transferência ficou tanto tempo na UPA, com protocolo adequado, que ‘recebeu’ a cura (Foto: Divulgação)

Em meio ao grande desafio imposto pela pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marília, instalada na zona Norte da cidade, completa neste mês cinco anos de operação. São cerca de 10 mil atendimentos mensais. Com casos cada vez mais complexos, o serviço de saúde tornou-se essencial para a saúde do mariliense.

Desde a abertura, a unidade de saúde segue sob gestão do Hospital Beneficente Unimar (HBU), com índice de aprovação acima de 80%.

A rotina é exaustiva para os cerca de 220 colaboradores, entre médicos, profissionais de enfermagem, apoio e administração, mas há motivos para comemorar, garante a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva.

“A UPA tem sido sinônimo de vida para muita gente. Nosso pessoal está exausto, mas não desiste de ninguém. A complexidade aumentou muito. Implantamos leitos de apoio com suporte intensivo, passamos a usar medicamentos que só eram usados aqui no hospital, adotamos novos protocolos. O que tem acontecido lá é indescritível. É uma luta diária e incessante para salvar vidas”, relatou.

A gestora lembra que a aprovação dos serviços até subiu, em meio à situação tão adversa gerada pela pandemia. Ela atribui o resultado ao diálogo, que gera compreensão das famílias.

Mesmo com a pandemia, volume de atendimentos se manteve na média de 10 mil por mês; complexidade aumentou (Foto: Divulgação/Arquivo)

Márcia explica que o índice de satisfação do usuário é um indicador acompanhado constantemente na UPA, inclusive para prestação de contas à Prefeitura de Marília, instituição contratante.

“Antes da pandemia não tínhamos tantos pacientes graves. Estamos funcionando praticamente como um hospital, com pessoas internadas, aguardando leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais. As famílias estão vendo todo o esforço que está sendo feito para salvar vidas”, disse.

Em meio à nova realidade, graças ao suporte de terapia intensiva implantado na UPA, capacitação e esforço das equipes, já são vários os casos de pacientes graves que, ao longo da espera por vagas, receberam tratamento na unidade e venceram a Covid-19.

A UPA é referência, em demanda espontânea, principalmente para pacientes da populosa região Norte da cidade, além de centro e zona Oeste.

Conforme avaliação do caso, pessoas transportadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de qualquer região da cidade, também podem ser atendidas pela UPA. A decisão, nestes casos, é sempre do médico regulador e da equipe médica plantonista.

A UPA faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Município de Marília, que conta ainda com o Samu e o PA Sul, referência para parte do centro, zonas Sul e Leste da cidade.

Serviço foi implantado em 2016 (Foto: Divulgação)

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

8 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

13 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

13 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

13 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

13 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

14 horas ago

This website uses cookies.