Marília

Unimar recebe Presidente do Conselho Nacional de Educação

Dr. Robson Maia. (Foto: Divulgação)

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) recebeu, de forma online, o Presidente do Conselho Nacional de Educação e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dr. Robson Maia, para participação em banca examinadora da defesa de tese do Doutorado em Direito de Regina Célia de Carvalho Martins, com o trabalho “A Mobilidade Urbana no Brasil – da Trajetória para as Smart Cities e Mobility as Service”.

Segundo Robson Maia, a Universidade de Marília se destaca ao realizar os eventos de forma online, dando continuidade no processo de aprendizagem. “A grande maioria dos programas de pós-graduação, e até mesmo as graduações, estão enfrentando problemas causados pela pandemia de forma bastante positiva. Claro, precisamos destacar que temos problemas relacionados à saúde e desemprego, mas a academia e a população, como um todo, foi desafiada precisando se reinventar. Os programas de Pós-graduação tem dado um show nesta função nova, por meio da mediação tecnológica e, tenho certeza, que daqui para a frente, iremos aproveitar este avanço de forma muito proveitosa”, expõe.

Ainda segundo o Presidente do Conselho, a Universidade é referência para programas de todos o país. “A Unimar já dá este show há anos, entrou grande na pandemia e saiu ainda muito maior. O PPGD também, o qual não tem dado a contribuição apenas para o estado de São Paulo, mas para o Brasil inteiro porque na atualidade podemos acompanhar, quase que diariamente, os eventos acadêmicos dos programas de mestrado e doutorado, tornando-se referência para os Programas de Pós-graduação do Brasil. Isso porque, não há outro caminho para o crescimento de um país fora da educação e é por isso que a gente tem que buscar o tempo todo o conhecimento”, ressalta.

A participação do Presidente se deu através de convite do Coordenador do PPGD da Unimar, Jonathan Barros Vita, orientador da doutoranda. Além do Presidente do Conselho Nacional de Educação, a banca contou com a presença do docente da Universidade Federal da Paraíba, Marcelo Weick Pogliese, o Procurador da República e docente da Unimar, Dr. Jefferson Aparecido Dias e a docente da PPGD da Unimar, Dra. Mariana Ribeiro Santiago.

Para o Coordenador do PPGD, foi uma honra receber o time de profissionais, que demonstra a qualidade de ensino da Universidade. “Um Programa de Pós-graduação para ser bem avaliado e posicionado precisa de relações, cultura de colaboração com outros programas e outros parceiros. Quanto mais relações acadêmica e interações, de fato, a melhora na qualidade das bancas e dos participantes. Pegando o gancho da pandemia, abrimos as possibilidades com bancas em várias cidades através da tecnologia e com todos participando de maneira absolutamente sincrone. Com isso, a gente dá visibilidade ao nosso programa e produz o conhecimento com aplicabilidade para todos os âmbitos da Federação Brasileira”, conta.

A defesa de Doutorado da Regina Célia de Carvalho Martins retratou a mobilidade urbana no Brasil e a necessidade de buscar estratégias para o futuro. Segundo a Doutora aprovada, o tema é de grande relevância porque a população urbana brasileira tem atingido índices de 80% de moradia urbana, sendo preciso repensar todo o desenho das cidades brasileiras. “O tema do meu trabalho foi um desafio do Professor Jonathan, de pensar na mobilidade urbana brasileira, porque é um complexo que envolve o deslocamento de variados meios de transporte dentro de uma cidade”, conta.

Ainda segundo Regina, mesmo diante das dificuldades do processo no programa de pós-graduação, buscar conhecimento é a forma de despertar para o novo. “Conhecimento nunca é demais. Quanto mais aprendemos, mas compreendemos que temos muito a aprender. Ninguém chega a uma etapa da vida que fala, eu sei tudo, é inviável, e você fazer um doutorado é um privilégio, porque não é fácil, demanda sacrifício, mas era um dos meus objetivos na vida e estou agradecida por ter conquistado”, declara.

Regina Célia de Carvalho Martins. (Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.