Novo AME e Projeto Amor de Criança funcionam no bloco 1 da Unimar (Foto: Leonardo Moreno)
A Unimar (Universidade de Marília) inaugurou as dependências do novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades), no Bloco 1 na instituição, na manhã desta segunda-feira (27). Além de abrigar o premiado projeto Amor de Criança, a estrutura oferece mais conforto e acessibilidade, 21 novas salas, equipamentos e serviços aos pacientes.
Nas manhãs de terças-feiras o espaço atende cerca de 160 crianças e adolescentes do projeto, com síndromes neurológicas e paralisia cerebral. Nos demais dias da semana são feitos atendimentos da população em geral, encaminhada pelos postos de saúde.
O AME é destinado a atender pacientes de Marília e outras cidades da Região, via SUS (Sistema Único de Saúde), na modalidade de consulta médica especializada. São cerca de 30 especialidades, como pediatria, geriatria, ortopedia.
O Ambulatório atende através da contratação pelo poder público da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), que também é responsável pela a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e pelo próprio HBU (Hospital Beneficente Universitário).
O AME atende cerca de 600 pessoas por semana, entre novos casos e retornos. Os atendimentos eram feitos em outro espaço, assim como o Amor de Criança. O crescimento das demandas passaram a exigir um espaço mais amplo, viabilizado agora pela Unimar.
São realizadas consultas médicas, solicitação de exames de sangue e imagem, endoscopias, audiometria, colonoscopia, pequenas cirurgias, eletrocardiograma, atendimento psicológico, atendimento nutricional, equipe multiprofissional de gerontologia e acompanhamento médico a pacientes, entre outros procedimentos.
Projeto Amor de Criança
A superintendente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva, comentou sobre as vantagens do novo local de atendimento do AME e destacou os benefícios ao projeto Amor de Criança. Segundo ela, um ambiente ainda mais humanizado e com mais acessibilidade.
Ela também comentou sobre o desafio que é manter o projeto e homenageou o responsável pela coordenação, o médico Francisco Agostinho. Importante lembrar que são dezenas de parceiros.
“O Projeto é vinculado ao SUS, mas a rede tem suas limitações. Só com doações e emendas parlamentares estamos conseguindo exames que não são cobertos e, por exemplo, os procedimentos genéticos que estão possibilitando crianças que estavam na maca irem para a cadeira, conseguirem sentar”, comemorou Márcia.
Agostinho também comemorou o novo espaço e frisou que “a acessibilidade é extraordinária”. “As pessoas precisam de carinho, atenção no atendimento. Esse ambulatório representa isso. É a atenção da Universidade com a população atendida aqui”, comentou o médico.
A superintendente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva (Foto: Leonardo Moreno)
O médico Francisco de Agostinho, coordenador do Amor de Criança (Foto: Leonardo Moreno)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.