A Universidade de Marília (Unimar) encerrou, ao longo do semestre, as atividades do Projeto Pacificação nas Escolas, iniciativa de extensão universitária voltada à promoção da cultura de paz, mediação escolar e prevenção de conflitos no ambiente educacional. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Direito, sob coordenação da professora Juliana Raquel Nunes, chefe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Marília.
Segundo a coordenadora, o encerramento marcou a consolidação do aprendizado construído durante as disciplinas de Mediação, Conciliação e Arbitragem e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Encerramos as disciplinas de mediação, conciliação e arbitragem, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, com um dia muito rico. Ao longo do semestre trabalhamos temas extremamente importantes ligados à mediação escolar, cultura de paz, direitos humanos, cidadania e prevenção ao bullying, sempre associando o conteúdo teórico à prática”, afirmou a professora Juliana.
O projeto articulou ensino, pesquisa e extensão, com a produção de materiais pedagógicos voltados à aplicação direta em escolas de diferentes níveis de ensino. De acordo com a docente, os acadêmicos desenvolveram jogos educativos e atividades didáticas adaptadas ao público atendido. “Os alunos elaboraram jogos educativos que serão aplicados nas escolas, implantando a cultura de pacificação. Para o Ensino Fundamental I, os materiais são mais lúdicos, já para o Fundamental II e o Ensino Médio, trabalhamos também a mediação escolar como instrumento de resolução de conflitos”, explicou.
Durante o encerramento das atividades, os estudantes apresentaram materiais como bingos, caça-palavras, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e outras ações interativas, todos baseados nos conteúdos trabalhados em sala de aula. “Eles trouxeram tudo de forma lúdica, traduzindo temas complexos para uma linguagem acessível. Esses materiais serão levados para fora dos muros da Universidade, permitindo que os alunos compartilhem esse conhecimento diretamente com crianças e adolescentes nas escolas”, destacou Juliana.
Desenvolvido pela Unimar em parceria com o Cejusc, o Projeto Pacificação nas Escolas tem como foco a promoção do diálogo, da cidadania, dos direitos humanos e da prevenção ao bullying, utilizando metodologias participativas e linguagem acessível. A proposta busca capacitar crianças, adolescentes e educadores para a resolução pacífica de conflitos, ao mesmo tempo em que proporciona aos universitários a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos.
O reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, ressaltou que o projeto reflete o compromisso social da instituição. “A Unimar acredita que uma Instituição de Ensino deve atuar de forma ativa na transformação da sociedade. Projetos como o Pacificação nas Escolas mostram que o conhecimento acadêmico ganha ainda mais sentido quando aplicado à realidade, promovendo diálogo, cidadania e uma cultura de paz. É uma formação que ultrapassa o conteúdo técnico e prepara nossos alunos para serem agentes de mudança”, afirmou.
Deputado federal Capitão Augusto, governador Tarcísio de Freitas e deputada estadual Dani Alonso (Foto: Divulgação)…
A Prefeitura de Pompeia prorrogou a vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até 31…
Cantor Paulo Ricardo volta a Quintana no próximo sábado (Foto: Divulgação) Pelo segundo ano consecutivo,…
Apesar de não haver vagas para papais noéis, há dezenas de oportunidades de trabalho para…
Jovem morreu ainda na avenida, principal via da cidade (Foto: Diego Pereira/Mais Tupã) Um jovem…
Feira livre da Sampaio Vidal já dispõe de sanitário fixo instalado na avenida das Indústrias…
This website uses cookies.