Alunos desfilam com novos uniformes em auditório da Prefeitura (Foto: Leonardo Moreno)
Praticamente no fim do ano letivo, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) finalmente anunciou a entrega dos uniformes dos alunos da rede municipal de ensino, em cerimônia com diretoras de escolas na tarde de quinta-feira (4). Ele reconheceu a demora e pediu desculpas.
A cor das roupas foi mudada para o azul, a mesma do partido no governo. Ao mesmo tempo o Ministério Público investiga a licitação de compra após uma série de reportagens do Marília Notícia. Uma delas se baseou em denúncias feitas pelo ex-secretário da Educação, Beto Cavallari.
Junto com os uniformes também foi lançado um informativo impresso semestral da Prefeitura. A manchete da primeira edição é justamente sobre a entrega das vestimentas escolares (que pela primeira vez vai incluir tênis e meia), o kit escolar com materiais didático e mochila mais estojo.
O atraso na entrega para os alunos, na verdade, envolveu todos esses itens. Matérias veiculadas pelo MN mostraram a dificuldade, principalmente das famílias mais carentes, em ter acesso aos itens básicos para uma educação mínima.
Os alunos não receberam uniformes de frio nem em 2018, nem em 2017. O uniforme de calor foi entregue pela última vez no começo do ano passado e havia sido comprado pela gestão anterior.
Agora, as crianças das escolas municipais receberão apenas uma camiseta e um shorts (ou shorts-saia no caso das meninas), nada mais.
Outro conjunto será entregue somente no começo de 2019, isso porque o município ganha pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e com o Tribunal de Contas do Estado quando distribui uniformes escolares nos primeiros meses do ano, como Daniel Alonso reconheceu publicamente.
Valores e unidades divulgadas no Diário Oficial do município mostram que a Prefeitura deve pagar R$ 6,3 milhões por 275 mil itens, que envolvem camisetas sem manga, manga curta, manga longa, shorts de dois tipos, shorts-saia, calça e jaqueta.
Uniformes agora são da cor azul, mesma do PSDB (Foto: Leonardo Moreno)
Pacote de bondades/eleição
Outro fato que chama a atenção, é o anúncio da entrega às vésperas da eleição, em que a filha do prefeito, Dani Alonso (PR), disputa como candidata a deputada estadual.
Ainda nesta semana, no anúncio de outras medidas do recente “pacote de bondades” do prefeito, sobre a criação de auxílio-saúde para pensionistas e aposentados da administração municipal e uma cesta natalina em dezembro, ele negou estar agindo de forma eleitoreira.
O questionamento foi feito pela reportagem do MN, que perguntou se as medidas não podiam ser encaradas como forma do chefe do Executivo recuperar parte de sua popularidade com o eleitorado mariliense em prol de Dani Alonso.
Daniel Alonso
Após o anúncio dos uniformes, Daniel Alonso conversou novamente com a reportagem. Desta vez, ele falou sobre as denúncias feitas pelo ex-secretário e da determinação de abertura de inquérito civil público para investigar a licitação.
Em publicação no Facebook, Beto Cavallari disse que as licitações para compra de uniforme e kit escolar não vinha acontecendo devido a interferência de “forças estranhas” dentro da administração Daniel Alonso.
“Bom, quanto mais transparência, quanto mais fiscalização, houver, seja da população organizada, da ouvidoria que nós já temos que é a Matra [Marília Transparente], da imprensa, do próprio Ministério Público, melhor”, respondeu Alonso.
“O que pauta toda a minha vida é transparência, então, quanto a isso, excelente. E, não tenho dúvida, que a apuração [do MP] vai deixar claro que o secretário anterior foi muito moroso na questão do processo licitatório dos uniformes. Um dos motivos dele ser exonerado foi esse, a morosidade em fazer as coisas. A máquina já é lenta por natureza, já é burocrática, então uma coisa que cobro todo os dias dos meus secretários, é dar celeridade nas coisas”.
(Foto: Leonardo Moreno)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.