Polícia

Único réu da Operação Deméter é condenado pela Justiça Federal

Polícia Federal fez buscas no dia 28 de maio de 2021 na Prefeitura de Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Justiça Federal de Marília condenou Maycon Valdeir de Souza por envolvimento em fraude em um pregão presencial realizado pela Prefeitura de Marília. O caso foi investigado pela Polícia Federal durante a Operação Deméter. A sentença foi proferida pelo juiz federal Alexandre Sormani, após ação do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a denúncia, entre abril e julho de 2019, Maycon e outros participantes teriam manipulado o processo licitatório para favorecer uma empresa específica. A acusação aponta que os indiciados teriam ajustado previamente os valores dos lances, frustrando a competitividade do certame.

No dia 26 de julho de 2019, durante a sessão de lances, a investigação constatou que várias empresas teriam apresentado propostas combinadas, o que garantiu a vitória inicial à empresa favorecida em diversos itens.

Após o início das investigações, a denúncia foi formalmente recebida em agosto de 2023. Enquanto outros acusados conseguiram suspender a ação penal por meio de habeas corpus, Maycon permaneceu como o único réu no processo, pelo menos, por enquanto.

Durante o julgamento, testemunhas e o próprio Maycon foram ouvidos. O réu negou ter recebido qualquer vantagem financeira em troca de suas ações no pregão e afirmou que todas as suas decisões seguiram os regulamentos do edital. Alegou também que a desclassificação de uma empresa ocorreu por não atender aos requisitos exigidos e que sua relação com outra empresa não influenciou suas decisões.

Contudo, o MPF apontou que Maycon, apesar de afirmar profissionalismo, teria atendido pedido para desclassificar a empresa vencedora, beneficiando claramente os interesses de outra empresa.

O juiz concluiu que Maycon agiu de forma parcial, o que comprometeu a lisura do processo licitatório e manipulou o resultado do pregão para favorecer interesses privados. A conduta foi considerada dolosa, com intenção comprovada de favorecer terceiros.

Na sentença, o juiz determinou uma pena de dois anos e seis meses de detenção, além de multa. No entanto, a pena de prisão foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de uma quantia equivalente a 15 salários mínimos, R$ 21.180 em valores atualizados, que devem ser destinados aos cofres da União.

Além disso, o o magistrado decretou a perda do cargo público de Maycon na Prefeitura de Marília, devido à violação dos princípios de imparcialidade e impessoalidade. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade.

A sentença também ressaltou a necessidade de investigar possíveis prejuízos financeiros ao município causados pela fraude, cabendo à União realizar auditorias e atuar na recuperação de eventuais danos.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Tupã conclui nebulização em escolas para reforçar combate ao Aedes aegypti

Ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Tupã concluiu…

22 minutos ago

Copa Tupã de Futsal terá abertura em fevereiro e reunirá 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes anunciou a realização da Copa Tupã de Futsal 2026, cuja…

22 minutos ago

Janeiro Branco leva caminhadas de conscientização à Pompeia e Paulópolis

Ações buscam estimular o diálogo, o autocuidado e a participação coletiva na promoção do bem-estar…

22 minutos ago

Marília espera 1.400 alistamentos militares e prevê 100 convocados em 2027

Alistamento pode ser realizado pela internet (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília e a Junta…

22 minutos ago

Ganha Tempo faz plantão neste sábado para atendimento exclusivo do IPTU

Iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços (Foto: Divulgação) O Ganha Tempo realiza…

22 minutos ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

22 minutos ago

This website uses cookies.