Colunas

Uma noite no cinema

Ramon Franco é escritor e jornalista (Foto: Daiana Crepaldi)

O 12 de abril de 2023 eternizou na sétima arte, merecidamente, a história de vida de um mariliense que todas as gerações precisam conhecer: Sebastião Carvalho Leme (1918-2007).

Nascido em Guará, no interior paulista, seu Sebastião chegou em Marília nos primeiros anos de formação do município, ou seja, antes do final da década de 1920.

Tive a honra de conhecê-lo nos meus primeiros anos de repórter na imprensa mariliense. Imprensa esta que o próprio Leme ajudou a construir conferindo uma qualidade plástica sem igual. Quando o entrevistei pela primeira vez, perto do ano 2000, o repórter-fotográfico Édio Jr. registrou o momento.

“O fato passa, a foto fica!”. Esse era o lema do seu Sebastião e o fato passou, mas a nossa foto ficou e quando celebrei o “jubileu de prata” de 25 anos de dedicação ao Jornalismo e à Comunicação Social, postei esta foto nas minhas redes sociais realmente com muito orgulho.

‘Sebastião Leme’, o documentário produzido pelo Nosso Quintal, de Brunno Alexandre e Ian Gigliotti, dirigido pelo cineasta mariliense Rodrigo Grota, exibido no 12 de abril de 2023, realmente consistiu numa noite inesquecível de cinema.

A sala do Cine Esmeralda, no shopping de mesmo nome, lotou. Mais de 200 pessoas lá estiveram e aplaudiram em pé ao final. “O som é um personagem à parte”, me confidenciou o engenheiro civil e artista plástico Roberto Cimino ao me abraçar emocionado no final da sessão.

Esta foi a segunda forma emocionada que Cimino se dirigiu a mim. A primeira, por coincidência, havia sido anos atrás, no mesmo Cine Esmeralda em um festival de cinema autoral organizado por Rodrigo Grota, e eu trazia um recado do escritor Ignácio de Loyola Brandão para ele.

Ignácio tinha vindo ministrar uma palestra na Unesp de Marília e me perguntou sobre o pai de Cimino, o jornalista Roberto Caetano Cimino. “Quero muito falar com o filho dele”, me pediu o escritor de “Não verás país nenhum” e “Os olhos cegos do cavalo”. Transmiti o recado, Cimino reagiu positivamente ao saber que Ignácio lembrava com muito carinho e afeto do pai, e, me abraçou emocionado.

Emoção tomou conta de toda a sala na noite inesquecível de cinema. Grota, Brunno, Ian e todo o pessoal da produção e do filme foram aplaudidos e ovacionados pela plateia.

“Sebastião Leme”, o documentário que todo mariliense deve assistir, tem tudo para emocionar e envolver espectadores de todo o Brasil.

Leme, que inventou a câmera fotográfica de 360 graus, concentra uma trajetória ímpar, singular para um trabalhador das artes e da criação que, uma vez comprovada sua eficiência, competência e talento para estar nos grandes centros do Brasil, decidiu por ficar em Marília, sua cidade, e ajudar a escrever a história da Cidade Símbolo de Amor e Liberdade. Aliás, um amor ao município comprovado pela obra e pela vida inteiramente dedicada à família, à fotografia e a eternizar tudo aquilo de bom que não se pode ir.

*

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (LM Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com  

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

15 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

15 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

15 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

15 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

23 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.