Responsável da Prefeitura com equipe da UBS. (Foto: Júlio de Carlis)
Essencial para a comunicação, acesso a informação e serviços, o sinal de internet pelo sistema wireless, ou seja, rede sem fio, passou a ser uma necessidade nos espaços públicos.
Com o lançamento do Programa “Marília Conectada”, a administração municipal já realiza pilotos em locais estratégicos de diferentes secretarias. Na saúde, o serviço chegou à Unidade Básica (UBS) Bandeirantes, na zona oeste da cidade, com aprovação dos funcionários e usuários.
O diretor de Informática da Prefeitura de Marília, Eduardo Yoiti DelBianco Yamamoto, explica que a medida cumpre a lei 7.784, aprovada pela Câmara Municipal em abril de 2015. Apesar disso, ainda estava no papel, mesmo após a aquisição de roteadores e materiais que ficaram estocados, até o início deste ano.
“O prefeito Daniel Alonso nos orientou a cumprir a legislação e ir muito além disso. As instalações de novas redes e melhorias nas que já existiam está sendo feita de forma otimizada, com redução de custos e melhoria da qualidade. Estamos usando roteadores que já estavam na Prefeitura e renegociando os pacotes de serviços”, informou o diretor de informática.
Ele acrescentou que as renegociações levam em conta diferentes tecnologias de serviços de dados e resultam em redução de até 80% no valor pago pela administração municipal. “É um trabalho duro, porque estamos dispondo pessoas para ir aos locais, fazer um trabalho mais minucioso, para que o custo final seja menor. Isso é respeito à população. Temos uma excelente equipe, muito engajada”, afirmou.
Yamamoto prevê que, ainda neste semestre, pelo menos 70 % das unidades básicas já terão a rede sem fio funcionando. Os usuários e os acompanhantes podem se conectar durante a permanência, à espera de atendimento. A rede wi-fi fica ligada das 07h às 17h, com possibilidade de uma utilização diária, por cada dispositivo (smartphone, celular, tablet, etc). A conexão pode ser feita por tempo determinado. Atualmente, o tempo é de 60 min.
A equipe de informática da Prefeitura utiliza, para todos os pontos de instalação, um sistema de rastreabilidade e controle por meio da ferramenta implementada pela própria equipe de informática na qual todo controle é feito pelo endereço MAC (Media Acess Control), que permite a identificação do equipamento usado em caso de uso indevido. Já são previamente bloqueados qualquer acesso a sites impróprios, ou de conteúdos ilícitos.
A enfermeira Yoko Hirata, responsável pela UBS Bandeirantes, conta que a ferramenta já começou a ser usada pelos pacientes e também está ajudando os agentes de saúde, nas atividades da função.
Ela lembra que a informatização dos processos de trabalho tem avançado. “Temos a necessidade do uso do prontuário eletrônico, acesso a sites de referência na saúde, comunicação com nossas equipes, entre outras situações em que a internet é primordial”, relata.
Na rotina do posto, conta a enfermeira, os funcionários já observam o uso de smartphones e celulares pela grande maioria das pessoas. “Os exemplos são muitos. Desde uma troca de mensagem com a nossa equipe para confirmar uma informação, até um aviso aos familiares, assunto cotidiano, durante a espera pelo atendimento”, ilustra a enfermeira.
A cabeleireira Maria Lúcia Sales, 55 anos, moradora nas imediações da UBS Bandeirantes, aprovou a iniciativa. Ela conta que não fica sem internet e as facilidades da ferramenta. “Muito mais fácil agora. Dá para desligar o pacote de dados e usar a internet do posto, enquanto estou aqui. Quem sabe usar, pode fazer muitas coisas pelo celular e ganhar tempo”, afirma a usuária.
O Programa “Marília Conectada” tem como meta a informatização de todas as unidades de serviços da administração municipal para uso profissional dos servidores, bem como uso público (mediante os controles acima citados) para a população atendida. A expectativa é que o processo seja concluído em até dois anos.
A cabeleireira Maria Lúcia Sales usa internet na UBS. (Foto: Júlio de Carlis)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.