Marília

UBS Bandeirantes recebe projeto de internet gratuita

Responsável da Prefeitura com equipe da UBS. (Foto: Júlio de Carlis)

Essencial para a comunicação, acesso a informação e serviços, o sinal de internet pelo sistema wireless, ou seja, rede sem fio, passou a ser uma necessidade nos espaços públicos.

Com o lançamento do Programa “Marília Conectada”, a administração municipal já realiza pilotos em locais estratégicos de diferentes secretarias. Na saúde, o serviço chegou à Unidade Básica (UBS) Bandeirantes, na zona oeste da cidade, com aprovação dos funcionários e usuários.

O diretor de Informática da Prefeitura de Marília, Eduardo Yoiti DelBianco Yamamoto, explica que a medida cumpre a lei 7.784, aprovada pela Câmara Municipal em abril de 2015. Apesar disso, ainda estava no papel, mesmo após a aquisição de roteadores e materiais que ficaram estocados, até o início deste ano.

“O prefeito Daniel Alonso nos orientou a cumprir a legislação e ir muito além disso. As instalações de novas redes e melhorias nas que já existiam está sendo feita de forma otimizada, com redução de custos e melhoria da qualidade. Estamos usando roteadores que já estavam na Prefeitura e renegociando os pacotes de serviços”, informou o diretor de informática.

Ele acrescentou que as renegociações levam em conta diferentes tecnologias de serviços de dados e resultam em redução de até 80% no valor pago pela administração municipal. “É um trabalho duro, porque estamos dispondo pessoas para ir aos locais, fazer um trabalho mais minucioso, para que o custo final seja menor. Isso é respeito à população. Temos uma excelente equipe, muito engajada”, afirmou.

Yamamoto prevê que, ainda neste semestre, pelo menos 70 % das unidades básicas já terão a rede sem fio funcionando. Os usuários e os acompanhantes podem se conectar durante a permanência, à espera de atendimento. A rede wi-fi fica ligada das 07h às 17h, com possibilidade de uma utilização diária, por cada dispositivo (smartphone, celular, tablet, etc). A conexão pode ser feita por tempo determinado. Atualmente, o tempo é de 60 min.

A equipe de informática da Prefeitura utiliza, para todos os pontos de instalação, um sistema de rastreabilidade e controle por meio da ferramenta implementada pela própria equipe de informática na qual todo controle é feito pelo endereço MAC (Media Acess Control), que permite a identificação do equipamento usado em caso de uso indevido. Já são previamente bloqueados qualquer acesso a sites impróprios, ou de conteúdos ilícitos.

A enfermeira Yoko Hirata, responsável pela UBS Bandeirantes, conta que a ferramenta já começou a ser usada pelos pacientes e também está ajudando os agentes de saúde, nas atividades da função.

Ela lembra que a informatização dos processos de trabalho tem avançado. “Temos a necessidade do uso do prontuário eletrônico, acesso a sites de referência na saúde, comunicação com nossas equipes, entre outras situações em que a internet é primordial”, relata.

Na rotina do posto, conta a enfermeira, os funcionários já observam o uso de smartphones e celulares pela grande maioria das pessoas. “Os exemplos são muitos. Desde uma troca de mensagem com a nossa equipe para confirmar uma informação, até um aviso aos familiares, assunto cotidiano, durante a espera pelo atendimento”, ilustra a enfermeira.

A cabeleireira Maria Lúcia Sales, 55 anos, moradora nas imediações da UBS Bandeirantes, aprovou a iniciativa. Ela conta que não fica sem internet e as facilidades da ferramenta. “Muito mais fácil agora. Dá para desligar o pacote de dados e usar a internet do posto, enquanto estou aqui. Quem sabe usar, pode fazer muitas coisas pelo celular e ganhar tempo”, afirma a usuária.

O Programa “Marília Conectada” tem como meta a informatização de todas as unidades de serviços da administração municipal para uso profissional dos servidores, bem como uso público (mediante os controles acima citados) para a população atendida. A expectativa é que o processo seja concluído em até dois anos.

A cabeleireira Maria Lúcia Sales usa internet na UBS. (Foto: Júlio de Carlis)

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

2 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

2 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

3 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

This website uses cookies.