Regional

Tupã assina decreto que regulamenta rede de proteção

Decreto foi assinado no Dia da Mulher (Foto: Divulgação)

O prefeito de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Caio Aoqui (PSD), assinou nesta quarta-feira (8) o decreto que consolida e regulamenta a Rede Girassol de Tupã, uma iniciativa que visa o trabalho articulado de acolhimento e conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio.

A cerimônia de assinatura aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta das mulheres por igualdade de gênero e pelo fim da discriminação e das agressões físicas e psicológicas.

A Rede Girassol é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Saúde, Educação e outras entidades locais, como a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O objetivo é criar uma rede de proteção para as vítimas, ao oferecer suporte psicológico, judicial e social.

Iniciativa visa o trabalho articulado de acolhimento e a conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio (Foto: Divulgação)

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, autoridades municipais e representantes das entidades envolvidas na Rede Girassol destacaram a importância da iniciativa.

O prefeito Caio Aoqui destaca que a rede é um instrumento de proteção e que a administração municipal está empenhada em criar políticas públicas efetivas para combater crimes de gênero.

“A Rede Girassol funciona numa teia em que a mulher, ao procurar algum dos serviços, será encaminhada a todos os outros que temos no município e que vão agir de maneira integrada para poder dar dignidade, um excelente tratamento e oferecer um cuidado com ela. Agora, dia 8 de março de 2023, essa rede está instituída como um serviço público municipal para oferecer proteção e carinho às mulheres”, afirmou o prefeito.

O sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos e advogados. Além disso, a rede realiza ações de conscientização e campanhas de prevenção.

Sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais (Foto: Divulgação)

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, a ideia para o nascimento da Rede Girassol surgiu durante uma reunião entre equipamentos e, atualmente, a proposta serve de referência para outros municípios.

“No Dia Internacional da Mulher temos a assinatura de um pacto, que virou um decreto no município. Podemos dizer: saiu de Tupã e tem sido exemplo para outras cidades. São José dos Campos, por exemplo, já colheu informações para auxiliarmos suas equipes no combate à violência contra a mulher.”

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, a assinatura do decreto contribui para o município conseguir oferecer políticas públicas de superação da discriminação e violência.

“Queremos paz na sociedade, precisamos de paz nos lares, é isso que a gente busca com esse decreto tão importante para nossa cidade.”

Rede é instrumento de proteção (Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

6 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

6 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

6 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

6 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

7 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

7 horas ago

This website uses cookies.