Decreto foi assinado no Dia da Mulher (Foto: Divulgação)
O prefeito de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Caio Aoqui (PSD), assinou nesta quarta-feira (8) o decreto que consolida e regulamenta a Rede Girassol de Tupã, uma iniciativa que visa o trabalho articulado de acolhimento e conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio.
A cerimônia de assinatura aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta das mulheres por igualdade de gênero e pelo fim da discriminação e das agressões físicas e psicológicas.
A Rede Girassol é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Saúde, Educação e outras entidades locais, como a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O objetivo é criar uma rede de proteção para as vítimas, ao oferecer suporte psicológico, judicial e social.
Iniciativa visa o trabalho articulado de acolhimento e a conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio (Foto: Divulgação)
Durante a cerimônia de assinatura do decreto, autoridades municipais e representantes das entidades envolvidas na Rede Girassol destacaram a importância da iniciativa.
O prefeito Caio Aoqui destaca que a rede é um instrumento de proteção e que a administração municipal está empenhada em criar políticas públicas efetivas para combater crimes de gênero.
“A Rede Girassol funciona numa teia em que a mulher, ao procurar algum dos serviços, será encaminhada a todos os outros que temos no município e que vão agir de maneira integrada para poder dar dignidade, um excelente tratamento e oferecer um cuidado com ela. Agora, dia 8 de março de 2023, essa rede está instituída como um serviço público municipal para oferecer proteção e carinho às mulheres”, afirmou o prefeito.
O sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos e advogados. Além disso, a rede realiza ações de conscientização e campanhas de prevenção.
Sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais (Foto: Divulgação)
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, a ideia para o nascimento da Rede Girassol surgiu durante uma reunião entre equipamentos e, atualmente, a proposta serve de referência para outros municípios.
“No Dia Internacional da Mulher temos a assinatura de um pacto, que virou um decreto no município. Podemos dizer: saiu de Tupã e tem sido exemplo para outras cidades. São José dos Campos, por exemplo, já colheu informações para auxiliarmos suas equipes no combate à violência contra a mulher.”
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, a assinatura do decreto contribui para o município conseguir oferecer políticas públicas de superação da discriminação e violência.
“Queremos paz na sociedade, precisamos de paz nos lares, é isso que a gente busca com esse decreto tão importante para nossa cidade.”
Rede é instrumento de proteção (Foto: Divulgação)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.