Marília

TSE nega recurso de Vinicius contra Daniel Alonso em ação de abuso

Vinicius perdeu na Justiça para Daniel (Foto: Arquivo)

O ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSB) teve seu recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negado na ação em que acusa o atual chefe do Executivo de Marília, Daniel Alonso (PSDB), de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

Vinicius foi derrotado por Daniel nas urnas e também nas instâncias inferiores da Justiça. Desta vez a corte entendeu que sua defesa perdeu o prazo para apresentar o chamado “agravo de instrumento”. A decisão saiu na terça-feira (20).

Atualmente Vinicius ocupa o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e foi eleito em outubro deste ano novamente como deputado estadual.

Quando ele entrou com a representação pedindo a invalidade dos votos recebidos pela chapa de Daniel, em 2016, havia sido derrotado nas urnas. O tucano recebeu 50.113 contra 48.218 do então prefeito Vinicius, que tentava a reeleição.

Entenda

A representação também foi feita contra o apresentador Fábio Conte, ligado ao atual chefe do Executivo, e o humorista Jonathan Nemer, filho do ex-aliado de Alonso e Tato, Rabih Nemer.

Vinicius alegou que durante a campanha os representados cometeram, “abuso de poder econômico e político, uso indevido de veículos e dos meios de comunicação social, acompanhado por práticas de corrupção eleitoral”.

As ações teriam “desequilibrado a disputa pelos cargos”. A coligação do ex-prefeito afirmou que Daniel “aproveitando-se da condição sócio-proprietário do Grupo Sol teria efetuado propaganda eleitoral irregular, mediante publicidade comercial”. O grupo é dono da TV Sol.

O ex-prefeito afirmou também que Alonso usou de formas abusivas as redes sociais, veiculações jornalísticas, outdoors e reclamou do uso indevido de veículos particulares.

O juiz, no entanto, entendeu que nos autos do processo não existiam provas suficientes para a condenação de Daniel Alonso, Tato Ambrósio (vice-prefeito), Jonathan Nemer e Fábio Conte e julgou improcedente a representação.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças

A Polícia Civil de São Paulo está nas ruas na manhã desta quarta-feira (10) numa…

56 minutos ago

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

1 hora ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

1 hora ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

2 horas ago

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde

Papai Noel marcou presença na festa natalina das crianças em Tupã (Foto: Divulgação) Milhares de…

2 horas ago

SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Duplicação integra o cronograma de investimentos previstos (Foto: Divulgação) A Entrevias Concessionária de Rodovias informou…

2 horas ago

This website uses cookies.