Marília

TSE nega recurso de Vinicius contra Daniel Alonso em ação de abuso

Vinicius perdeu na Justiça para Daniel (Foto: Arquivo)

O ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSB) teve seu recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negado na ação em que acusa o atual chefe do Executivo de Marília, Daniel Alonso (PSDB), de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

Vinicius foi derrotado por Daniel nas urnas e também nas instâncias inferiores da Justiça. Desta vez a corte entendeu que sua defesa perdeu o prazo para apresentar o chamado “agravo de instrumento”. A decisão saiu na terça-feira (20).

Atualmente Vinicius ocupa o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e foi eleito em outubro deste ano novamente como deputado estadual.

Quando ele entrou com a representação pedindo a invalidade dos votos recebidos pela chapa de Daniel, em 2016, havia sido derrotado nas urnas. O tucano recebeu 50.113 contra 48.218 do então prefeito Vinicius, que tentava a reeleição.

Entenda

A representação também foi feita contra o apresentador Fábio Conte, ligado ao atual chefe do Executivo, e o humorista Jonathan Nemer, filho do ex-aliado de Alonso e Tato, Rabih Nemer.

Vinicius alegou que durante a campanha os representados cometeram, “abuso de poder econômico e político, uso indevido de veículos e dos meios de comunicação social, acompanhado por práticas de corrupção eleitoral”.

As ações teriam “desequilibrado a disputa pelos cargos”. A coligação do ex-prefeito afirmou que Daniel “aproveitando-se da condição sócio-proprietário do Grupo Sol teria efetuado propaganda eleitoral irregular, mediante publicidade comercial”. O grupo é dono da TV Sol.

O ex-prefeito afirmou também que Alonso usou de formas abusivas as redes sociais, veiculações jornalísticas, outdoors e reclamou do uso indevido de veículos particulares.

O juiz, no entanto, entendeu que nos autos do processo não existiam provas suficientes para a condenação de Daniel Alonso, Tato Ambrósio (vice-prefeito), Jonathan Nemer e Fábio Conte e julgou improcedente a representação.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

13 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

14 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

14 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

14 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

14 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

15 horas ago

This website uses cookies.