Marília

Trote Solidário da Unimar revitaliza escola no Santa Antonieta

Escola passará a contar com horta comunitária (Foto: Leonardo Moreno)

A escola estadual Professor Benito Martinelli, localizada no Jardim Santa Antonieta, zona Norte da cidade, foi escolhida para passar por uma revitalização completa na edição 2019 do “Trote Solidário” da Universidade de Marília (Unimar).

A ação aconteceu neste sábado (30) e contou com a participação de mais de 230 voluntários, entre novos alunos da Unimar, veteranos, professores e também estudantes do Benito – como a escola é chamada – que oferece matrículas para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Fernando Netto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi um dos responsáveis por organizar a ação que envolveu grafites e pintura de muros e paredes internas, reformas de espaços, criação de áreas de convivência e a implementação de soluções sustentáveis.

Professor Fernando Netto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo (Foto: Leonardo Moreno)

“Nosso trabalho maior é conscientizar os alunos do Benito para trabalharem com a gente. A escola é deles”, afirma Fernando.

Foram criados 120 metros de horta comunitária, além de 150 metros de jardins para integrar ambientes. Também houve a instalação de cisternas para captação e reaproveitamento de água da chuva.

Fernanda Mesquita Serva, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, conta que o Trote Solidário promove uma grande interação entre alunos de diversos cursos e desperta a atenção para a solidariedade e outros valores.

“Hoje é uma festa de cidadania. Temos alunos dos mais diversos cursos fazendo algo muito importante para a comunidade que é tão carente, precisa desse olhar da universidade. É importante que nossos alunos conheçam essa realidade”, diz Fernanda.

André Paris, 16 anos, é aluno do Benito e fez grafite pela primeira vez (Foto: Leonardo Moreno)

Aluno da escola Benito, André Paris tem 16 anos e está no terceiro ano. Neste sábado ele fez pela primeira vez um grafite.

“Está sendo uma iniciativa muito boa, vai dar cara nova para a escola, para as novas gerações que estão vindo. O Benito tem uma  certa má-fama, então vai ser boa essa ajuda. É meu último ano, mas ano que vem tem meu sobrinho que está vindo para cá”, diz o adolescente.

Aluna de medicina veterinária da Unimar, Júlia Pompeu, 19 anos, se disse empolgada com a oportunidade de conhecer melhor graduandos de outros cursos e ainda participar de um trabalho voluntário, algo que nunca tinha feito.

Alunos lixam paredes antes da pintura (Foto: Leonardo Moreno)

“Uma experiência muito gostosa e marcante. Estamos revitalizando essa escola, que fica em um bairro carente. Daremos um local melhor para os alunos estudarem. Acho que isso incentiva a vinda deles”, comenta.

Diretora do Benito desde abril do ano passado, Vanessa Alves do Prado comemora a união da universidade com a escola pública.

“Além da parte estética, estão sendo criados ambientes de aprendizagem que sozinhos nós jamais conseguiríamos fazer. Essa ação terá um impacto muito significativo na história do Benito, para o contexto atual e para quem está aqui dentro”, fala a diretora.

Diretora do Benito, Vanessa Alves do Prado (Foto: Leonardo Moreno)

O Trote Solidário contou com o apoio e doação das lojas União das Tintas e Tinta Coral, além do Curumim Mármores.

Gerente da União das Tintas da zona Norte, Samuel Garcia Machado conta que a empresa já havia participado da mesma atividade realizada pela Unimar em outra escola no ano passado e agora decidiu repetir a parceria.

“Nossa intenção é cooperar com o Trote Solidário, uma proposta muito boa de trazer cores, reforma, modernidade para essa escola. Estamos fornecendo tintas, fitas e lixas, somos coadjuvantes. O resto é com os alunos”, diz Samuel.

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

9 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

9 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

9 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

10 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

10 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

10 horas ago

This website uses cookies.