Marília

Trote Solidário da Unimar resgata o valor do ambiente escolar

Mutirão da Unimar promoveu revitalização na Escola José Alfredo, zona sul da cidade (Foto: Divulgação)

Não era um programa de televisão, daqueles que promovem grandes reformas, mas mesmo assim a Escola Estadual “José Alfredo de Almeida”, zona sul da cidade, se transformou em um canteiro de obras durante o tradicional “Trote Solidário” da Universidade de Marília (Unimar).

Alunos veteranos e ingressantes juntaram-se aos seus docentes e colaboradores da Instituição na ação que revitalizou a escola.

Durante todo o dia as equipes, também compostas por estudantes, professores da escola e comunidade, se dividiram e investiram tempo em uma importante ação social com o objetivo de resgatar o valor do ambiente escolar.

A atividade foi liderada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias da Unimar, além da empresa União das Tintas, revendedora Coral, que doou todas as tintas e insumos necessários.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Prof. Fernando Netto, foram, pelo menos, quatro frentes de trabalho: criação de horta e de jardim sensorial, pintura do muro interno e de painel no muro externo.

“Montamos, no muro da escola, um painel externo com 300 metros quadrados, inspirado nas obras do artista brasileiro Athos Bulcão. Criamos também uma horta comunitária e o ‘Jardim dos Sentidos’, um espaço de convivência totalmente revitalizado com palmeiras, cascata e peixes. No muro interno, iniciamos a pintura a cal para, em seguida, criar mais alguma novidade”, explica.

Mais de 150 alunos, docentes e colaboradores da Unimar participaram da ação que contou ainda com funcionários, professores e alunos da escola. “Durante toda a semana reunimos os alunos da escola em palestras de conscientização quanto a arte do grafite e contra a pichação. Foi um prazer abrir os horizontes destes jovens que são o futuro de nossa sociedade”, comenta Netto.

Maria Fernanda Ferreira, diretora da EE José Alfredo de Almeida, aprovou a ação de revitalização realizada em conjunto com a Universidade.

A atividade foi liderada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias da Unimar, além da empresa União das Tintas, revendedora Coral, que doou todas as tintas e insumos necessários (Foto: Divulgação)

“A ação impacta diretamente a vida dos nossos 410 alunos, além é claro, da comunidade que vive no entorno. O objetivo é resgatar o valor do ambiente escolar que sofre tanto com altos índices de violência, ocorrência de drogas e baixos índices de avaliação”, celebra.

A parceria com a escola, iniciada com a ação de revitalização, deverá ter outros desdobramentos com a atuação de outros cursos da Unimar como, por exemplo, Psicologia, Nutrição, Odontologia e Engenharias.

O sábado 14 de abril ficou marcado, então, como o fechamento do Trote Solidário que começou no início do ano letivo, em fevereiro, através do acolhimento aos alunos ingressantes, seguido por campanha de doação de sangue e revitalização de praças.

O Trote Solidário 2018 foi sucesso entre os acadêmicos que participaram. Novo aluno do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Willie do Vale da Silva suou a camisa e destacou o aprendizado. “Na sala de aula já estamos vendo alguns conceitos e na ação de hoje conseguimos identifica-los na prática, além é claro, de participar de uma importante ação social”, disse.

Acompanhando de perto, A Pró-Reitora de Ação Comunitária, Pesquisa e Pós-Graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva se emocionou com a união e mobilização dos participantes.

“É incrível presenciar essa integração de alunos veteranos, ingressantes, docentes e alunos e professores da escola José Alfredo. O Trote Solidário é mais uma ação extra-muro da Unimar que se aproxima cada vez mais da comunidade” conta.

Segundo a Pró-Reitora, o objetivo é que o projeto de revitalização seja levado à outras escolas da rede. “Nossa equipe está à disposição das escolas. Muitas já contam com a atuação em palestras, workshops que valorizam os jovens e auxiliam a escolherem suas profissões. Que essa seja mais uma ação de sucesso”, finaliza.

Jardim da escola antes dos trabalhos (Foto: Divulgação)

Jardim da escola depois dos trabalhos (Foto: Divulgação)

Horta orgânica foi preparada (Foto: Divulgação)

Primeiros passos da horta orgânica (Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.