Marília

Transparência do Daem está completamente desatualizada

Desatualizado, portal não serve praticamente para nada (Foto: Divulgação)

O Portal da Transparência do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) está desatualizado desde o dia 15 de março – 96 de dias completos nesta terça-feira (19). Algumas outras informações ainda de 2017, fundamentais para o controle social, não estão disponíveis.

A legislação determina que seja feita prestação de contas em tempo real nos sites de transparência da Prefeitura, Câmara e autarquias.

Com o descumprimento das normas, se torna impossível comparar se o Daem está arrecadando mais ou menos do que nos últimos anos ou como está o volume de gastos, investimentos e dívidas.

Para começar, acessar o portal “verdadeiro” já é um desafio. É preciso clicar no link “portal de compras” no site oficial do Daem, já que quando se clica no botão “Portal da Transparência” o direcionamento é feito para uma página ainda mais obsoleta.

Já no portal mais recente – acessado apenas 1.228 vezes até março – a lista de obras não aponta nenhum serviço em andamento e a busca sobre licitações não funciona.

Também existe discrepância com outras áreas do site oficial da autarquia onde ficam os editais. A bagunça é total.

O Portal da Transparência da autarquia até conta com algumas ferramentas que seriam muito interessantes, se pudessem de fato serem utilizadas, mas não existem dados disponíveis nelas – ou pelo menos uma conexão com o banco de dados do Daem que funcione, se é que existe um.

Um exemplo dessas ferramentas envolve a questão das licitações. É oferecido um gráfico interativo que deveria mostrar de forma didática e ilustrada quanto a autarquia gasta com cada tipo diferente de modalidade de compra, como convite, tomada de preço, concorrência ou mesmo dispensa de licitação.

Nesse caso, se falarmos sobre 2018 só existe informação sobre os primeiros dois meses e meio do ano. Em relação ao ano passado não está disponibilizada qualquer informação.

O mesmo acontece com a ferramenta “economicidade por modalidade”, que deveria mostrar, como o próprio nome diz, quanto o Daem está economizando com cada tipo de licitação.

O Portal da Transparência da Prefeitura também vinha constantemente desatualizado. Depois de diversas reportagens do Marília Notícia denunciando o grave problema, a situação melhorou, mas ainda não está 100%.

Outro lado

O MN procurou a administração municipal para comentar a desatualização. Por meio de nota a reposta foi que “o Daem informa que o site oficial do departamento está sendo reformulado e a previsão é que ficará pronto em cerca de um mês, quando todos os dados serão atualizados”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

12 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

12 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

18 horas ago

This website uses cookies.