Marília

Transição para gestão privada do Daem preocupa servidores

Servidores reunidos para entregar documento ao juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília (Foto: ALcyr Netto/Marília Notícia)

Servidores do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), autarquia pública recentemente concedida à iniciativa privada pelo governo do prefeito Daniel Alonso (PL), compareceram à Vara da Fazenda Pública de Marília na tarde desta quinta-feira (29) para entregar um documento ao juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, responsável por casos relacionados a direitos públicos e administrativos na cidade.

Eles solicitaram o apoio do magistrado na busca por uma solução para a situação incerta em que se encontram devido à transição para a gestão privada. Os servidores expressaram preocupação com a falta de clareza nesse processo de transição e com o futuro que enfrentarão.

Ricardo Cardoso Flores, representante dos servidores do Daem, informou que a Prefeitura de Marília emitirá a ordem de serviço a partir de 1º de setembro, marcando o início dos 35 anos de concessão ao consórcio Ricambiental. A principal preocupação dos trabalhadores, segundo ele, é o futuro de seus empregos e a garantia do fornecimento de água para a população de Marília. Conforme Flores, a possibilidade de uma greve na próxima semana também está sendo considerada.

Ricardo Cardoso Flores, servidor do Daem, durante manifestação em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

“Uma vez que fizerem isso, haverá consequências de danos irreversíveis, porque com a emissão dessa ordem de serviço, todo o faturamento de água e esgoto do município já vai direto para os cofres da concessionária, deixando o Daem completamente sem caixa pra honrar seus compromissos. Não só na nossa folha de pagamento”, afirma Flores.

O representante dos servidores do Daem enfatizou que, antes da emissão da ordem de serviço, deveria ter ocorrido uma transferência dos funcionários para a Agência Reguladora ou para a Prefeitura de Marília.

“Uma das previsões legais é o plano de demissão voluntária, por exemplo, uma antecipação da aposentadoria. Como isso se dará se o Daem não vai ter mais caixa, tão logo que seja emitida essa ordem de serviço, já que todo o faturamento vai para essa concessionária? Se eu decidir antecipar minha aposentadoria ou minha demissão voluntária, quanto é que vale a minha matrícula? Quem é que vai pagar isso? Então, sobre a falta de segurança, é difícil qualquer um se manifestar. A gente não sabe, não tem essa proposta. Falta essa clareza”, diz o servidor.

Servidores do Daem reunidos com advogada para entrega de documento ao juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O documento entregue ao juiz pede uma solução para a situação, já que algumas ações estão sendo discutidas na Justiça. A ideia é ao menos garantir que não seja permitida a imediata ordem de serviço, até que todas as questões sejam solucionadas.

“Rogamos a Vossa Excelência que nos dê uma resposta jurisdicional (decisão definitiva de mérito) aos seus jurisdicionados, conforme é o mister da função jurisdicional, sob pena de manter o estado de desconformidade das coisas que estão ocorrendo, o que gera mais conflitos do que soluções”, diz o documento.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

6 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

6 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

6 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

6 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

14 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

23 horas ago

This website uses cookies.