Marília

Transferência de funcionários da Fumes para o Estado é suspensa

O desembargador Carlos Bueno suspendeu a eficácia da lei estadual 16.922 de 2018 que transfere servidores da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes) ao Estado.

A lei foi promulgada pelo ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), em seu último dia de mandato. O projeto era de autoria do ex-deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB).

No entanto, o atual governador João Doria (PSDB) entrou com uma ação de inconstitucionalidade contra a medida com a alegação de que a prerrogativa para propor tal tipo de mudança é do Executivo e não do Legislativo.

A suspensão até o julgamento do caso foi assinada pelo membro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo na última segunda-feira (13).

“Em princípio, há vício de iniciativa, pois compete ao governador do Estado a iniciativa das leis que disponham sobre criação e extinção de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica”, escreveu o magistrado.

No final do ano passado o diretor-geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Valdeir Fagundes de Queiroz, havia comemorada a incorporação dos servidores da Fumes ao funcionalismo estadual.

A mudança, disse ele na época, corrigiria uma “enorme distorção” instalada há mais de 24 anos, desde a estadualização da Famema.

Tal distorção aconteceu por ter sido colocada a opção aos trabalhadores a se vincularem ao funcionalismo estadual ou continuarem no regime anterior.

Apenas uma parte aceitou a mudança e os demais, que havia seguido o mesmo caminho com a promulgação de Márcio França, agora precisarão aguardar a decisão judicial definitiva sobre o caso.

A diferença entre os grupo é que um deles é vinculado ao orçamento municipal e o outro ao estadual. Entre os problemas que isso causa estão negociações salariais distintas, assim como medidas relacionadas a benefícios e aposentadoria.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

3 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

4 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

9 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

9 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

9 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

10 horas ago

This website uses cookies.