Em despacho proferido esta semana, o TJ-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), por meio do Desembargador Souza Meirelles, manteve a decisão de suspender a concessão do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) à iniciativa privada pelos próximos 35 anos.
Agora, os autos serão remetidos para o Procurador Geral de Justiça para que o Ministério Público se manifeste acerca da decisão proferida. Portanto, a suspensão ficará em vigor até manifestação contrária do MP.
Porém, dessa decisão ainda cabe Recurso Especial do Município de Marília ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Entenda
A licitação para concessão do Daem foi suspensa no dia 07 de novembro por decisão do TJ-SP. Segundo o Desembargador Souza Meirelles, o processo licitatório é complexo e restringe a participação de empresas estrangeiras.
“O valor é vultoso, estimado em R$ 589.456.966,46 e a longa duração prevista para o futuro contrato recomendam prudência para se precatar de nulidades e do risco de prejuízos patrimoniais astronômicos para a população de Marília, não se podendo, pois, seguir adiante sem audiência do Ministério Público”, diz a decisão.
A suspensão só foi possível após a Matra (Marília Transparente) observar que o edital limita a ampla concorrência. O item 6.1 restringe a participação a apenas empresas brasileiras.
“Ou seja, o edital proíbe a concorrência de empresas estrangeiras. Este fato fere o princípio da isonomia, pois impede a ampla competitividade”, disse a entidade.
A Matra ingressou com uma Ação Popular tendo como finalidade a correção do edital. A Justiça de Marília chegou a suspender a licitação em caráter de urgência no início de outubro, porém no dia seguinte reconsiderou a própria decisão e determinou o andamento da licitação.
Tendo em vista a reconsideração, a Matra recorreu ao TJSP por meio de Agravo de Instrumento. Após a análise das informações passadas pela entidade, o Tribunal suspendeu a licitação.
Com informações da Matra
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.