Marília

TCE suspende licitações da Câmara e da Prefeitura de Marília

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) determinou nos últimos dias a suspensão de duas licitações realizadas pelo poder público em Marília, uma delas sob responsabilidade da Câmara e outra da Prefeitura.

No primeiro caso, do Legislativo, o certame paralisado prevê a contratação de empresa para serviço e fornecimento de assistência técnica, instalação, implantação e migração de Sistemas Integrados de Informática destinados à Gestão Pública.

O Pregão Presencial tinha data prevista para acontecer na próxima terça-feira (13). Uma nova data ainda precisará ser agendada após análise do órgão fiscalizador.

A decisão do conselheiro veio após representação feita provavelmente pelo representante de uma empresa interessada na concorrência pública.

Entre as supostas irregularidades apontadas no edital estaria a ausência de informações sobre preço médio, prazo apertado para início dos serviços após o certame e agrupamento de serviços distintos (como treinamento de pessoal e assistência técnica).

A corte de contas solicitou todos os documentos relacionados ao pregão presencial para análise.

Prefeitura

No caso da Prefeitura, a licitação suspensa pelo TCE prevê a contratação de empresa especializada para atualização da Planta Genérica de Valores do municípios, o que tem impacto, por exemplo, na cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

O serviço envolve a aquisição, a partir de Sistema de Mapeamento Móvel Terrestre, de imagens georreferenciadas das vias e dos imóveis urbanos do município, medição e cadastramento de atributos a partir das fotografias obtidas.

A licitação é do tipo tomada de preço e a abertura dos envelopes com propostas de empresas interessadas ocorreria na próxima segunda-feira (12). Agora, o agendamento de uma nova data também depende de avaliação do órgão fiscalizador.

Representações feitas ao TCE apontam suposto direcionamento no certame, aglutinação de serviços de naturezas distintas, ausência de informações claras e completas, além de ausência de exigência da comprovação de experiência anterior, entre outras possíveis irregularidades.

A Prefeitura está proibida de fazer alterações no edital antes do posicionamento final do TCE.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

6 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

6 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

12 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

12 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

12 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

12 horas ago

This website uses cookies.