Marília

TCE manda reformular edital para aproveitamento do lixo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) mandou a Prefeitura de Marília reformular o edital de R$ 38,8 milhões para aproveitamento energético do lixo produzido na cidade durante 30 anos.

O órgão fiscalizador havia determinado no final de janeiro a suspensão imediata do edital após representação da empresa Revita Engenharia S.A, após rejeitar uma outra representação.

A decisão do plenário do TCE pela reformulação foi tomada no último dia 13. O voto do conselheiro Dimas Ramalho foi acompanhado pelos demais.

O Tribunal entendeu que o edital não fornece informações necessárias para empresas interessadas formularem propostas adequadas. A decisão foi embasada pela unidade de engenharia da assessoria técnica do órgão.

Inicialmente o pregão da licitação aconteceria no dia 28 de dezembro, mas a Prefeitura fez mudanças um dia antes e havia adiado a data com alegação de permitir um maior número de participantes na licitação.

Os processos previstos no aproveitamento energético são chamados de pirólise e gaseificação. As técnicas encontram muita resistências entre ambientalistas.

A Organização Não Governamental (ONG) Origem chegou a pedir a impugnação do edital ao município. O Ministério Público também abriu um inquérito sobre o assunto.

Veja o que a prefeitura precisa adequar:

  • Disponibilizar informações com o detalhamento dos custos envolvidos na contratação, bem como estudos e projetos, inclusive as premissas e referências macroeconômicas, que demonstrem as vantagens das tecnologias adotadas em detrimento de outras já habitualmente utilizadas e que possibilitem a adequada formulação de propostas;
  • Informar o detalhamento dos critérios do teor de umidade dos resíduos em cada fase do processo; 3) informar a previsão das receitas acessórias;
  • Prever as especificações e os tipos de licenças ambientais necessárias à implantação e funcionamento do empreendimento;
  • Definir as responsabilidades sobre a entrega dos resíduos a serem segregados e sobre a retirada de posterior fração orgânica, bem como definir claramente cada etapa a ser realizada, desde a coleta até a destinação final, incluindo o aproveitamento energético;
  • Dsponibilizar descritivo técnico referente à geração por dia de metros cúbicos de efluentes líquidos e rejeitos que serão tratados por terceiros;
  • Informar as especificações de desempenho, com destaque para aquelas necessárias ao sistema de conversão energética ao qual o sistema de gaseificação está acoplado.
Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres

O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…

13 horas ago

Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo

Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…

13 horas ago

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…

13 horas ago

Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…

13 horas ago

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

14 horas ago

Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos

Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…

14 horas ago

This website uses cookies.