Marília

TCE encontra ‘festival’ de irregularidades em creche de Marília

 

Alimentos armazenados de forma inadequada, um dos problemas descobertos pelo TCE (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) descobriu durante a “Fiscalização Ordenada Creches Municipais” uma série de falhas e irregularidades na Escola Municipal de Educação Infantil Mãe Cristina, localizada na região central de Marília.

Foi a única unidade da rede municipal local verificada em uma operação ocorrida em todo o estado no fim do mês passado. Ao todo 253 unidades foram verificadas em 215 cidades de São Paulo.

A investigação revelou que existem 1.034 crianças na fila de espera por vaga em creche na cidade, dado que a administração municipal relutava em divulgar.

Falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ausência de acessibilidade (como rampas), alimentos em condições inadequadas de armazenamento e número insuficiente de monitores (seriam necessários mais 8, pelo menos) são alguns dos problemas apontados.

Sobre a falta de vagas em creches – assunto que já foi denunciado pelo Marília Notícia – verificou-se que só na Mãe Cristina são 91 crianças na fila.

O TCE mesmo acusou a não “existência de publicação anual sobre o levantamento da demanda manifesta por educação infantil em creches”. Também não “há busca ativa de crianças em idade correspondente à educação infantil em creches”, diz o órgão.

Em relação à ausência do chamado “alvará do bombeiros”, a reportagem apurou com fontes da Educação que são várias as escolas que não possuem o documento. O mesmo ocorre com outros prédios públicos.

Na cozinha os problemas não se restringem ao modo como os alimentos da merenda estavam guardados. Também não foi apresentado o alvará da Vigilância Sanitária. Vale lembrar a perda recente de sete toneladas de carne que iriam para as escolas [clique aqui].

“Na cozinha foram encontrados Alimentos encostados nas paredes junto com utensílios”. Ou seja, no espaço de armazenamento, os produtos não estavam “armazenados em palets, prateleiras e/ou estrados afastados do forro, da parede e do piso”, como deveria ser.

A fiscalização descobriu ainda que na unidade visitada, nem todos os professores são habilitados, “nos termos do artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para cada turma de crianças de zero a três anos de idade”.

Dos 12 professores, uma não tem licenciatura em pedagogia, “mas é graduada em exatas e tem o curso do magistério”, pondera o fiscalizador. Ainda assim, uma turma conta com “professor não habilitado”.

A fiscalização encontrou ainda outros problemas, como falta de sala de professores e ausência de acomodações adequadas para horários de descanso das crianças (apesar dos colchões colocados nas salas para as crianças descansarem).

“Não existe regulamento municipal que estabeleça a quantidade de crianças por turma na educação infantil; não há procedimentos e prazos para definição de mecanismos de consulta pública da demanda das famílias por creches;”, também consta em relatório do Tribunal.

O órgão diz ainda que não está definido “o responsável e o local de recepção e entrega da criança na unidade visitada”. A recepção é realizada na sala de aula para o professor, de acordo com o relatório.

O TCE de contas notificou a Prefeitura de Marília para responder sobre as irregularidades encontradas. O Ministério Público também deverá fazer o mesmo.

Outro lado

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura para se manifestar sobre o relatório do órgão fiscalizador, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

31 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

31 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

41 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

43 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.