João Carlos Polegato e o ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSB) – (Foto: Arquivo)
O auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Alexandre Sarquis, encontrou uma série de problemas nas contas de 2013 do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e as julgou irregulares.
Pagamento por serviços que podem não ter sido realizados, inconsistência no almoxarifado, aumento do endividamento e inúmeras licitações com graves ilegalidades são apenas algumas das situações verificadas (veja lista abaixo).
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (16) e multou em R$ 5,3 mil cada um daqueles que ocuparam a chefia da autarquia naquele ano, Francisco Manoel Giaxa e João Carlos Polegato. Para ter acesso ao teor da decisão, [clique aqui].
Ex-diretor do Daem Francisco Manoel Giaxa (Foto: Arquivo)
Eles tentaram se justificar durante o processo de análise das contas, mas não tiveram sucesso. Mesmo assim, ainda podem recorrer da sentença.
Outras medidas judiciais também podem ser tomadas pelo Ministério Público Estadual. As contas de 2012 e 2011 também foram consideradas irregulares pelo órgão fiscalizador. Em 2010 houve a classificação de regular com ressalvas.
O prefeito em 2013 era o hoje deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e, ao contrário do Daem, as contas da Prefeitura daquele ano foram aprovadas tanto pelo TCE, quanto pela Câmara.
Vale lembrar que o contrato para as obras do esgoto assinado em 2013, especificamente, foi julgado irregular já no ano passado pelo órgão fiscalizador e os gestores do departamento também foram multados. Somente agora a construção começa a ser concluída pela empresa Replan Saneamento.
Veja matéria recente sobre os problemas com a OAS que se arrastam até hoje no caso da obra das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Barbosa e Pombo, [clique aqui].
Irregularidades
Veja a lista de irregularidades apontadas pelo auditor Sarquis em seu julgamento:
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.