Regional

TCE denuncia Fundo de Pensões de Álvaro de Carvalho ao MP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) denunciou ao Ministério Público do Estado (MP-SP) irregularidades encontradas na gestão do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Álvaro de Carvalho (distante 44 quilômetros de Marília).

A representação, feita nos últimos dias, está nas mãos dos promotores Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro e Gilson César Augusto da Silva, que devem decidir se abrem um inquérito para aprofundar as investigações ou não.

O TCE vem rejeitando as contas do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Álvaro de Carvalho ao menos desde 2008, com muitos problemas que persistem desde então.

Ao longo de quase boa parte deste tempo o Fundo foi gerido por João Geraldo de Souza. No final de abril deste ano os conselheiros da primeira câmara do TCE negaram o recurso que pedia a aprovação das contas do ano de 2018, quando ele era o responsável.

O colegiado entendeu que não foi feito esforço suficiente para o recebimento de valores devidos pela Prefeitura, apontou que o Fundo “desdenha” dos alertas feito pela Corte de Contas, mostrou que houve atraso em parcelamentos feitos pelo Executivo, bem como teve aumento do déficit atuarial.

Outros problemas indicados envolvem a ineficiência na gestão dos investimentos, ausência do Certificado de Regularidade Previdenciária, algo considerado “bastante grave, porquanto impede o Regime Próprio de Previdência Social de receber transferências voluntárias de recursos da União, de celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, de obter empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União, assim como de conseguir empréstimos e financiamentos de Instituições Financeiras Federais”.

Os conselheiros apontaram ainda que “tais restrições só fazem piorar os já tão combalidos e escassos recursos previdenciários, denotando risco iminente de prejuízos ao erário e principalmente aos segurados”.

Veja a íntegra dos apontamentos sobre as irregularidades de 2018, [clique aqui].

OUTRO LADO

A reportagem procurou a atual gestão municipal de Álvaro de Carvalho, mas a resposta foi de que o Executivo não vai se manifestar.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.