Regional

TCE denuncia Fundo de Pensões de Álvaro de Carvalho ao MP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) denunciou ao Ministério Público do Estado (MP-SP) irregularidades encontradas na gestão do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Álvaro de Carvalho (distante 44 quilômetros de Marília).

A representação, feita nos últimos dias, está nas mãos dos promotores Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro e Gilson César Augusto da Silva, que devem decidir se abrem um inquérito para aprofundar as investigações ou não.

O TCE vem rejeitando as contas do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Álvaro de Carvalho ao menos desde 2008, com muitos problemas que persistem desde então.

Ao longo de quase boa parte deste tempo o Fundo foi gerido por João Geraldo de Souza. No final de abril deste ano os conselheiros da primeira câmara do TCE negaram o recurso que pedia a aprovação das contas do ano de 2018, quando ele era o responsável.

O colegiado entendeu que não foi feito esforço suficiente para o recebimento de valores devidos pela Prefeitura, apontou que o Fundo “desdenha” dos alertas feito pela Corte de Contas, mostrou que houve atraso em parcelamentos feitos pelo Executivo, bem como teve aumento do déficit atuarial.

Outros problemas indicados envolvem a ineficiência na gestão dos investimentos, ausência do Certificado de Regularidade Previdenciária, algo considerado “bastante grave, porquanto impede o Regime Próprio de Previdência Social de receber transferências voluntárias de recursos da União, de celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, de obter empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União, assim como de conseguir empréstimos e financiamentos de Instituições Financeiras Federais”.

Os conselheiros apontaram ainda que “tais restrições só fazem piorar os já tão combalidos e escassos recursos previdenciários, denotando risco iminente de prejuízos ao erário e principalmente aos segurados”.

Veja a íntegra dos apontamentos sobre as irregularidades de 2018, [clique aqui].

OUTRO LADO

A reportagem procurou a atual gestão municipal de Álvaro de Carvalho, mas a resposta foi de que o Executivo não vai se manifestar.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

11 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

12 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

12 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

12 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

12 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

13 horas ago

This website uses cookies.