Categories: Marília

TCE aprova contas de Marília com recomendações

Prefeito Vinicius Camarinha teve contas aprovadas

O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) aprovou as contas municipais referente ao exercício financeiro de 2013, porém fez algumas recomendações. O órgão fiscalizador avaliou positivamente que a aplicação no ensino foi de 27,14%, as despesas com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) chegaram a 100%, a aplicação no Magistério (Fundeb) foi de 87,95%, a aplicação na saúde foi de 23,99% e houve superávit  de 2,94%.

Porém, a despesa com pessoal chegou a 55,45%, sendo que o máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. Sobre este caso, o TCE fez a seguinte recomendação: “a propósito, o Executivo deverá, imediatamente, reestruturar seu quadro de pessoal de modo a privilegiar a regra da admissão de servidores por meio de concurso público, objetivando a redução da quantidade de servidores que ocupam cargos de provimento em comissão, rever a situação dos funcionários cedidos a outros órgãos ou entidades e restringir o pagamento de horas extras aos termos da legislação de regência”, apontou o órgão.

O TCE também apontou as constantes aberturas de créditos adicionais, as quais podem “desfigurar o orçamento original e de aumentar o risco da ocorrência de déficit da execução orçamentária, em prejuízo à prudência da gestão pública e ao equilíbrio exigido pelo § 1º do artigo 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Em relação à dívida do município, a fiscalização destacou que houve redução. Em 2012, o montante chegou a R$ 107.590.826,39. Já em 2013, os débitos alcançaram R$ 66.762.490,65. Todavia, a Prefeitura deverá equacionar seu endividamento de curto e de longo prazo.

A fiscalização fez severa advertência à Prefeitura para que providencie a imediata correção dos vícios verificados no transbordo, no transporte e na destinação final dos resíduos sólidos domiciliares, bem assim adote medidas para homologação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desde o início da gestão, a coleta de lixo é realizada pela empresa terceirizada Monte Azul Engenharia.

Também foi recomendando que a Administração Municipal edite o Plano de Mobilidade Urbana, respeite o prazo para repasse de duodécimos ao Legislativo, redimensione as despesas com publicidade e propaganda, cumpra a ordem cronológica de pagamentos, corrija as distorções dos dados informados ao sistema Audesp e atente às Instruções e recomendações do próprio TCE.

Informações da Matra

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

8 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

13 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

13 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

13 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

13 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

14 horas ago

This website uses cookies.