Marília

Tarcísio de Freitas anuncia leilão de escolas estaduais e inclui Marília

Governador Tarcísio ao lado do secretário estadual da Educação, Renato Feder, durante visita em escola (Foto: Divulgação)

A escola estadual prevista para a região norte da cidade – para atender os bairros Maracá, Montana e Trieste Cavichioli – deve ser construída após leilão do Governo do Estado. O pregão visa firmar parceria público-privada (PPP) para gestão das escolas.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou na última quinta-feira (23) que pretende realizar um leilão destinado à PPP, visando a construção e gestão de 33 novas escolas estaduais, entre elas uma unidade em Marília.

A construção da nova escola estadual do Maracá, Montana e Trieste Cavichioli atende aos pedidos da população e requerimento de autoria da deputada estadual Dani Alonso (PL), protocolado em julho do ano passado. Segundo o último censo do IBGE, mais de 20 mil pessoas residem nessa região.

Dani Alonso formalizou pedido à Renato Feder no ano passado (Foto: Divulgação)

“A falta de uma instituição de ensino nesses bairros tem forçado estudantes a longas viagens diárias, comprometendo a qualidade de sua educação”, justifica a deputada. Conforme apurado pelo Marília Notícia, o leilão deve ocorrer até setembro deste ano, dividido em dois lotes. O edital deve ser publicado já no mês que vem.

De acordo com o Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) de São Paulo, os contratos de concessão terão duração de 25 anos, dentro de investimentos projetados pelo governo estadual em R$ 2,1 bilhões.

O primeiro lote do edital deve contemplar a escola de Marília e mais 16 novas unidades pelo Estado. As novas escolas construídas vão atender os ensinos fundamental e médio. Além da construção, a PPP contempla a manutenção e zeladoria das estruturas. Já a gestão pedagógica permanecerá sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação.

O governador Tarcísio ainda planeja a realização de PPPs para a manutenção e reforma de 147 escolas existentes no estado. “O objetivo é ampliar a gestão privada da zeladoria das escolas em São Paulo”, afirmou na semana passada.

A nova escola da zona norte de Marília será construída num terreno de 9.497 metros quadrados localizado no bairro Maracá. O terreno, que era do município, foi doado pela Prefeitura ao Governo do Estado após aprovação de projeto na Câmara no ano passado.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

3 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

3 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

3 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

3 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

3 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

3 horas ago

This website uses cookies.