Brasil e Mundo

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (13) e domingo (14) um mutirão nacional com 61,6 mil cirurgias e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação envolve 188 hospitais em todo o país e tem como objetivo reduzir a fila reprimida por atendimentos especializados. Todos os estados e o Distrito Federal participam da mobilização.

Segundo a pasta, do total de procedimentos previstos, 11,5 mil são cirurgias eletivas. O mutirão reúne Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais, em um esforço conjunto considerado inédito pelo governo federal.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços especializados. “Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo ‘Agora Tem Especialistas’ participarão de um esforço nacional conjunto”, declarou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mutirão contempla cirurgias em áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e plásticas reparadoras, além de consultas especializadas e exames, como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e endoscopias. Os atendimentos são destinados a pacientes previamente agendados no SUS.

As Santas Casas terão participação expressiva na ação. Segundo a pasta, 134 unidades filantrópicas, distribuídas em 19 estados, devem realizar mais de 9 mil cirurgias, incluindo procedimentos como bariátrica por videolaparoscopia, hernioplastias, plástica abdominal, colecistostomia e vasectomia.

Também participam do mutirão hospitais federais no Rio de Janeiro, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e os hospitais da Lagoa, Andaraí, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores.

A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como foco ampliar e qualificar o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Além dos mutirões, o programa prevê ações como carretas de saúde, ampliação de horários de atendimento, formação de especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento gratuito mediante compensação de dívidas com a União.

Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participam da terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Segundo o governo federal, a rede deverá realizar 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames. As duas primeiras edições, realizadas em julho e setembro, somaram mais de 46,7 mil procedimentos

Agência Brasil

Recent Posts

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

30 minutos ago

Jovem que guardava dinamite em casa é preso dois dias após apreensão de explosivo

Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais se preparam para lidar com material (Foto: Marília…

1 hora ago

Furto na zona oeste gera prejuízo à construção de creche; maquinários subtraídos

Uma obra pública em andamento no residencial Delazir Cigano Herrera, na região do Firenzi, zona…

1 hora ago

Jovem é preso por descumprir medida protetiva e se recusar deixar a casa da ex

Um servente de pedreiro, de 23 anos, foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira…

2 horas ago

Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento

Levantamento é feito por amostragem (Foto: Divulgação) Resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes…

2 horas ago

Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato com o município

Trabalhadores recorrem à ato em frente à Prefeitura (Foto: Ramon Barbosa Franco/Marília Notícia) “Não sei…

3 horas ago

This website uses cookies.