Marília

STF nega recurso da Prefeitura em ação do retroativo de 2013

  • Prefeitura não pagou retroativo da negociação salarial em 2013
  • Sindicato venceu em 1ª e 2ª instância com mandado de segurança coletivo
  • STF negou recurso da Prefeitura

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar) obteve mais uma vitória contra a Prefeitura na ação em que cobra os valores não pagos ao funcionalismo no ano de 2013.

Era o primeiro ano do governo do ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSB), que alegava dificuldades financeiras.

Devido a uma complicada negociação, o reajuste salarial dos servidores só saiu no final do ano e não foi feito o pagamento do retroativo – a diferença salarial desde a data-base da categoria.

A entidade sindical reivindica por meio de um mandado de segurança coletivo o pagamento da diferença entre abril e novembro daquele ano.

O sindicato já venceu tanto na primeira instância, quanto no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), em decisão proferida no final do ano passado.

Nesta segunda-feira (27) o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela improcedência de um recursos extraordinário com agravo feito pela Prefeitura de Marília.

Barroso afirma em sua decisão que o “recurso não merece acolhida” porque a decisão do TJ em favor dos servidores está alinhada  com a jurisprudência do Supremo.

De acordo com o departamento jurídico do Sindimmar, a Prefeitura ainda pode recorrer ao plenário do STF.

Na época (em 2013) uma lei municipal determinava que a reposição salarial deveria acompanhar pelo menos o índice oficial da inflação. No entanto, em 2015 o STF entendeu que a reposição salarial de servidores municipais não pode estar vinculada a índices federais.

A decisão da côrte, afirmam os advogados do Sindimmar, não pode retroagir. É por isso que os recursos seriam considerados direito adquirido pelos funcionários municipais.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem que espancou jovem em apartamento tem prisão decretada

A Justiça de Marília decretou a prisão preventiva do homem de 30 anos investigado por…

4 horas ago

Região com escritórios e clínicas sofre furtos em série; vídeo flagra suspeito

Suspeito caminha pela área externa de uma clínica; imagens podem ajudar na investigação (Imagem: Reprodução/Câmera…

6 horas ago

Cão é resgatado em meio a entulho e com água imprópria; tutor é investigado

Um agricultor de 55 anos passou a ser investigado por maus-tratos a animais após a…

7 horas ago

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um…

8 horas ago

CNJ adia para agosto análise de regras sobre aposentadoria compulsória

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou para agosto a análise de mudanças no regimento interno sobre procedimentos…

8 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio de mais de R$ 3 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.022 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

8 horas ago

This website uses cookies.