Smart TVs estão enviando dados de usuários, incluindo localização e histórico de navegação, para empresas como Google, Facebook e Netflix. É o que revela estudos citados pelo jornal Financial Times. Os dados, segundo pesquisadores, são usados para direcionamento de anúncios.
Estudos da Universidade de Northeaster, nos Estados Unidos, e da Imperial College London, na Inglaterra, descobriram que várias Smart TVs, de fabricantes como Samsung e LG, estão repassando informações sensíveis de usuários a terceiros – de acordo com a pesquisa, aparelhos de streaming da Roku e o Fire TV, da Amazon, também entregam dados.
“Quase todos os aparelhos de TV em nossos bancos de testes compartilham informações com a Netflix, mesmo a televisão que nunca foi conectada a uma conta do serviço de streaming”, escreveram os pesquisadores. Eles afirmam que, com os dados coletados, é possível saber ou não quando o usuário está em sua casa.
Ao todo, a pesquisa testou 81 aparelhos nos Estados Unidos e na Inglaterra. O estudo também analisou caixas de som inteligentes, e concluiu que alguns dispositivos enviam dados para terceiros, como Spotify e Microsoft.
Os pesquisadores não tiveram acesso detalhado a quais dados as televisões repassam às empresas. Isso porque a maioria dessas informações é protegida com criptografia.
Em resposta ao Financial Times, a Netflix confirmou que recebe informações de TVs que não estão conectadas a seu serviço, mas disse que esses dados estão limitados à forma como o aplicativo aparece e se apresenta na tela.
O Google disse ao jornal que “dependendo da fabricante do aparelho ou do proprietário do aplicativo, os dados enviados ao Google podem incluir a localização de usuário, o tipo de dispositivo e informações sobre o que o usuário está assistindo em um aplicativo específico, para oferecer publicidade personalizada”.
O Facebook também respondeu: “É comum que dispositivos e aplicativos enviem dados para serviços de terceiros com que estão integrados”, disse a empresa.
A prática de compartilhamento de dados com terceiros é conhecida no mundo dos aplicativos e das redes sociais. No ano passado, o jornal The New York Times revelou que o Facebook compartilhou dados de usuários com gigantes de tecnologia. A reportagem afirmou que rede social tinha parcerias com mais de 150 companhias para partilhar dados sem consentimento. Netflix e Spotify, por exemplo, podiam acessar até mensagens privadas dos usuários. À época, o Facebook rebateu as acusações e disse que as parcerias estão de acordo com as regras dos Estados Unidos.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.