Marília

Situação de distritos é “quase” precária, diz secretário

Rua principal de Dirceu já foi asfaltada um dia; situação atual reflete precariedade dos distritos (Foto: Reprodução/TV Record)

A situação da maioria dos distritos de Marília beira quase a precariedade, disse o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odracyr de Oliveira Capponi, em entrevista ao Marília Notícia. Ele estima que ao menos 10 mil pessoas vivem nesses locais.

Capponi foi convidado para falar, entre outras coisas, sobre a situação da zona rural em Marília em reunião do Conselho de Habitação e Política Urbana de Marília, às 17h desta quinta-feira (20) no auditório do paço municipal.

Ao MN o secretário antecipou o que apresentará sobre os distritos que junto com Marília, compõem o município: Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália.

De acordo com ele, a maior parte da população dos distritos é formada por agricultores que convivem com “falta de infraestrutura básica, esgoto, iluminação pública, asfalto, problemas nas estradas, sujeira” e também “comunicação”.

“Hoje os debates em termos de habitação, saúde, educação e toda parte institucional é baseado apenas no perímetro urbano. [A reunião no conselho] é mais para alerta na parte de habitação que temos casas, é necessário trabalho”.

O principal problema, de acordo com Capponi, é o esgoto que vai para os rios e fossas. “Na zona rural as pessoas são muito mais afetadas pelo esgoto do que quem mora na cidade”, aponta.

“Temos feito alguma coisa, mas precisamos de ajuda de outros setores [da administração municipal]”, comenta o secretário. Para ele, é necessário um amplo estudo em todos os distritos. “Temos que começar uma hora”.

Para Capponi os distritos precisam ser tratados como os demais bairros. “Igual o Acapulco”.

Ele se preocupa, também, especificamente com o impacto dos novos empreendimento imobiliários que estão sendo entregues em Padre Nóbrega – um acréscimo de milhares de pessoas. Esse é outro assunto que deve ser abordado na conversa com o Conselho de Habitação.

Dirceu

O distrito de Dirceu exemplifica a precariedade dos demais. A rua principal, que já foi de asfalto, se desfez e hoje é chão de terra. Entulho e sujeira se espalham pela área. O esgoto usado ainda é a velha fossa.

Quando chove, a produção agropecuária fica com o escoamento prejudicado, assim como a mobilidade dos moradores. A única caixa d’água do município, sem manutenção, vaza constantemente.

A reportagem apurou que representantes da administração estiveram no local e prometeram retornar, o que não acontece há quase três meses.

Em outros distritos, como Lácio e Nóbrega, por exemplo, os moradores reivindicam a nomeação de um subprefeito e dizem que os locais estão abandonados.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

9 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

9 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

9 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

9 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

10 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

12 horas ago

This website uses cookies.