Categories: Marília

Situação crítica: Prefeitura perde receita e reduz despesas

Entrevista coletiva dos secretários municipais

Com objetivo de fazer frente à queda no repasse de tributos federais e estaduais importantes (como FPM, FUNDEB e ICMS), que vem ocorrendo desde junho e se agravou nos últimos meses, a Prefeitura de Marília estuda a adoção de uma série de medidas para reduzir despesas até o final do ano. As prioridades da Administração passam a ser: investimentos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura (como ampliação do abastecimento e pavimentação asfáltica), bem como pagamento dos salários dos servidores.

Nesta terça (07), à tarde, os secretários municipais da Fazenda, Sérgio Moretti; Planejamento Econômico, Rodrigo Zotti; e da Administração, Marco Antonio Alves Miguel, concederam entrevista coletiva à imprensa, para expor a situação econômica do Município.

Para exemplificar a queda de repasses federais e estaduais, Sérgio Moretti citou o exemplo o caso do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica): historicamente sempre foi suficiente para garantir o pagamento dos servidores da Educação.  Mas, desde junho isso não vem ocorrendo, ou seja, a Prefeitura teve que utilizar outros recursos para cobrir a folha.

CORTES DE DESPESAS

O prefeito Vinicius Camarinha vai se reunir nos próximos dias com os secretários municipais para debater os cortes que serão efetuados para que a redução de receita não comprometa as obras e investimentos na Saúde e Educação; tapa buracos e o programa de recapeamento, bem como o salário dos servidores municipais.

“É preciso planejar daqui para frente. Por isso, cada secretário vai estabelecer suas prioridades”, afirmou o secretário Rodrigo Zotti, reconhecendo que já ocorrem atrasos no pagamento de fornecedores.

Entre algumas das medidas, já antecipadas pelos secretários na entrevista coletiva, são: redução de despesas com combustíveis e de energia elétrica. “Precisamos economizar ao máximo para garantir o futuro. Está chegando num limite muito ruim. Por isso, estamos buscando alternativas para não comprometer os investimentos prioritários”, afirmou Rodrigo Zotti.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

2 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

2 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

2 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

2 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

10 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

19 horas ago

This website uses cookies.