Sindicância vai investigar período de gestão de Hélcio (Foto: Divulgação)
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) determinou em portaria publicada neste sábado (4), no Diário Oficial do Município de Marília (DOMM) a abertura de uma sindicância para apurar supostas irregularidades que teriam sido apontadas em protocolo – nº 63421/2021 – na Secretaria Municipal de Obras Públicas, no período de 3 de fevereiro de 2020 a 26 de setembro de 2021.
Não foram divulgadas quais irregularidades teriam sido apontadas no documento. No período a que se refere a apuração, a Secretaria estava sob o comando do engenheiro eletricista Hélcio Freire do Carmo, que pediu exoneração em 27 de setembro, e não é citado nominalmente na ordem para apuração.
A decisão afirma que “tendo em vista o que consta no protocolo nº 63421, de 03 de dezembro de 2021. Considerando as informações prestadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública. Considerando a responsabilidade ‘in vigilando’ e ‘in eligendo’ do chefe do Poder Executivo, o qual possui a responsabilidade de vigiar determinados procedimentos de responsabilidade direta de outrem (secretários, cargos comissionados e funções de confiança), tendo o conhecimento de possíveis irregularidades, prevalece o dever de apuração”.
Prefeito Daniel Alonso (Foto: Divulgação)
A publicação de hoje determina que o procedimento investigativo seja conduzido por uma Comissão Especial, que será composta por advogados do município.
O presidente da comissão será Bruno Valverde Alves de Almeida, tendo como membros Alexandre Oliveira Campos e Valquíria Galo Febrônio Alves (corregedora geral do município), e como suplentes Thiago de Camargo e Ângela Ianuário.
O ex-secretário foi citado em outro conteúdo na edição de hoje do DOMM, que tem como teor carta aberta enviada para a Polícia Civil, em que o chefe do Executivo pede para que seja aberto inquérito policial contra o vereador Eduardo Nascimento (PSDB). Hélcio é citado como uma das pessoas que ajudariam a disseminar informações falsas sobre a administração.
OUTRO LADO
Ao Marília Notícia, o ex-secretário afirma que não estava nem sabendo da abertura da sindicância.
“Os caras estão malucos. Minha gestão na Secretaria de Obras é transparente, não tenho nada a esconder. Nunca usei carro oficial, não peguei um centavo, não construí haras e vão ter que provar. Por outro lado, vou romper o meu silêncio”, pontua.
Hélcio acrescenta ainda que “todas as minhas ações e atos na secretaria sempre foram levados ao conhecimento do prefeito e foram autorizados por ele pessoalmente, sempre em presença do chefe de gabinete e outros secretários. Nunca nas sombras. Tudo que foi executado lá é do conhecimento e autorização do prefeito. Se tiver algo errado, ele quem mandou fazer.”
Quanto à carta aberta, Carmo afirma ser uma surpresa. “Devaneio de desesperados.”
Carmo informa ainda que coloca sigilos bancário e telemático, computadores e celular à disposição dos investigadores.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.