Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e mestrado em Saúde Animal, Produção e Ambiente da Universidade de Marília (Unimar) vão realizar o 1º Simpósio de Saúde Pública Integrada, com foco na discussão da concepção de saúde única, destacando como a atuação de ambas as profissões é importante e se complementam. Evento será realizado de 20 a 22 de maio, com palestras de especialistas atuantes na área.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, a integração entre as duas áreas é um pioneirismo em Marília e região. “Fato inédito trazer para uma universidade a questão interdisciplinar, com duas profissões fundamentais para a saúde. Fizemos essa integração com o objetivo de mostrar a importância da medicina veterinária à questão da saúde dos animais, no que tange às zoonoses e no aspecto preventivo, para que a doença não chegue aos homens. E, por outro lado, caso chegue, a Medicina vai mostrar o que isso representa em termos de impacto e até mesmo econômico”, explica.
Para o coordenador do curso de Medicina da Unimar, Carlos Bueno, foi uma ideia sensacional a integração dos cursos. “Quando o professor Fábio Manhoso me procurou com essa proposta, de pronto nós aceitamos, porque realmente vai ser o primeiro evento de Marília e região que vai ter a integração do curso de Medicina Veterinária com o de Medicina”, destaca.
O Simpósio de Saúde Pública Integrada traz temas que são de relevância, com palestras ministradas por profissionais de ambas as áreas. No primeiro dia, a abordagem será o “Complexo teniase-neurocisticercose”. O segundo dia será voltado ao debate sobre a “Leishmaniose”. Encerrando o evento, os acadêmicos vão discutir a “Brucelose e Tuberculose”.
À frente da organização do evento, estão acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos. A acadêmica do curso de Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente, Gabriela Santana, fala sobre a importância dos profissionais se especializarem na área, que está muito evidente com os casos recentes de zoonoses.
“Quando nós atuamos na prevenção, trazemos mais informações a todos. Como as doenças estão muito prevalentes na nossa região, vai ajudar muitos profissionais, além da população que acaba sendo impactada”, complementa.
Para a acadêmica do curso de Medicina, Júlia De Cól, é importante poder estudar o tema sobre duas vertentes. “Vamos abordar patologias extremamente importantes, tanto na medicina Veterinária, quanto na Medicina Humana. Então, a gente acaba tendo que participar, caracterizar o saber sobre o diagnóstico e tratamento como uma parte integrativa do tratamento da medicina, o que é muito importante, mas a gente também precisa saber de onde vem para poder fazer o tratamento mais adequado”, argumenta.
O acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Marcelo Oléa, ressalta o diferencial da profissão, que vai além dos cuidados com a saúde animal. “Muita gente conhece a medicina veterinária apenas como cuidados aos animais, mas é uma profissão que tem mais de 80 áreas de atuação sendo que uma delas é a saúde única. Então, a gente consegue tanto cuidar dos animais como dos humanos e é isso que apresentamos em um simpósio de tanta relevância como este”, conta.
O 1º Simpósio de Saúde Pública Integrada, com foco na discussão da concepção de saúde única, será realizado entre 20 e 22 de maio, com palestras de especialistas atuantes na área. Voltado a acadêmicos, a inscrição pode ser realizada por este link, com taxa no valor de R$ 15.
Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram do Simpósio: @sispim.unimar ou pelo site da Unimar, www.unimar.br.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.