Marília

Simpósio coloca profissionais de Comunicação e Saúde para conversar

Evento lotou auditório da APM nesta terça-feira (4) à noite. (Foto: Júlio César de Carlis)

Com o provocativo tema “Saúde e Comunicação – O suicídio e a notícia: qual é o papel da imprensa?”, encontro promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília nesta terça-feira (4) à noite, na APM (Associação Paulista de Medicina), colocou para conversar profissionais de saúde, de comunicação e voluntários. A conclusão é que o tabu precisa cair. De forma adequada e com sensibilidade, o assunto precisa ganhar a mídia, incluindo as redes sociais.

Experiências, pesquisas e impressões sobre o suicídio foram apresentadas pela jornalista Tânia Guerra (TV Record), pelo voluntário Luiz Antônio Ramos (coordenador do CVV – Centro de Valorização da Vida em Bauru) e do psiquiatra Klyll Carneiro, do Caps-i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil).

“A cada 40 segundos, no mundo, uma pessoa tira a própria vida. No Brasil, enquanto assistimos ao primeiro tempo de uma partida de futebol, uma pessoa já se foi. No segundo tempo, perdemos mais um. Se tiver prorrogação e pênaltis, a partida acaba com três mortes. E o que fizemos?”, provocou Luiz Antônio.

Tânia afirmou que o suicídio, por uma espécie de convenção profissional extraoficial, não é tema na chamada grande imprensa, mas já está sendo abordado fartamente (nem sempre da forma correta) nas redes sociais.

“Acho que isso tende a não mudar, mas a mídia tradicional precisaria falar desse assunto. Não para noticiar casos de quem morreu ou quem tentou morrer, mas para contribuir, para alertar, chamar atenção à prevenção e para as entidades, como o CVV, que fazem um trabalho de valorização da vida”, disse Tânia.

O médico Kllyl Carneiro afirmou que em Marília vê mudança no perfil das pessoas que tiram a própria vida. Se antes os homens e os idosos eram mais efetivos, por escolherem meios mais letais, essa realidade está mudando aos poucos e tem havido o que ele chama de “infantilização” e “feminilização” no perfil, impondo novos desafios.

Profissionais de saúde de várias instituições, como a Faculdade de Medicina de Marília/Hospital das Clínicas, Sistema Prisional, rede básica de saúde, entre outras, participaram. Influenciadores digitais, pessoas que trabalham na área de marketing, imprensa em geral, contribuíram com perguntas e interações durante o encontro.

A conversa aconteceu no auditório da APM (Associação Paulista de Medicina). A secretaria da Saúde do município informou que, diante do sucesso e auditório lotado, pretende fazer novos simpósios de comunicação e saúde, com outros temas da atualidade.

Equipe de organização e palestrantes do simpósio realizado na APM. (Foto: Júlio César de Carlis)

LIGUE E INDIQUE O CVV

Sem preconceitos, com total anonimato e respeito, o CVV atende por telefone (188, ligação gratuita) pessoas que necessitam de apoio emocional. O serviço é mantido por uma rede de cerca de dois mil voluntários no país e tem parceria com o Ministério da Saúde, com atendimento em todo território nacional.

Em Marília, é possível ter ajuda presencial nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) unidade Com-Viver (3451-4028) Infantil Catavento (3451-1660) e AD – Álcool e outras drogas (3433-8606). Há assistência também nas unidades de Saúde do município.

Tânia Guerra acredita que imprensa pode e deve fazer abordagem, com foco na prevenção. (Foto: Júlio César de Carlis)

Luiz Antônio Ramos, do CVV Bauru, abordou participação da sociedade civil. (Foto: Júlio César de Carlis)

Psiquiatra Kllyl Carneiro destacou cenário atual e contexto do sofrimento psíquico. (Foto: Júlio César de Carlis)

Amanda Brandão

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

57 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

1 hora ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

1 hora ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

5 horas ago

This website uses cookies.