Dr. João Alberto Salvi em lançamento do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi (Foto: Leonardo Moreno)
A partir do próximo sábado (1) estarão abertas as inscrições do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi. Podem participar grupos entre cinco e dez participantes, com idades entre 15 e 35 anos em projetos de serviços ou produtos que tenham impacto social, ambiental e/ou econômico.
O objetivo é reconhecer, capacitar, incentivar e conectar jovens a temas como cooperação, cidadania e inovação nas cidades de Marília, Adamantina, Bauru, Dracena, Garça, Inúbia Paulista, Jaú, Pederneiras, Pompeia e Tupã.
Serão levados em conta fatores como a relação entre as soluções oferecidas nos projetos e contextos locais, potencial de escala e previsão de articulação com outros agentes para formação de redes e parcerias.
Como prêmio, serão distribuídos R$ 15 mil aos três primeiros colocados. Para cadastro e regulamento, clique aqui.
Como prêmio, serão distribuídos R$ 15 mil aos três primeiros colocados (Foto: Leonardo Moreno)
A iniciativa é fruto de uma parceria da Sicredi Centro Oeste Paulista com o Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) e será amplamente divulgada nas instituições de ensino superior nos municípios onde a cooperativa possui agência.
O lançamento do prêmio foi realizado na Sede Regional administrativa da Sicredi Centro Oeste Paulista em Bauru nesta terça-feira (28).
Desenvolvimento Sustentável
É fundamental que as ideias por trás dos projetos estejam de acordo com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), explica o assessor de Desenvolvimento da Sicredi, Marcello Zanluchi.
Assessor de Desenvolvimento da Sicredi, Marcello Zanluchi e integrantes do CEU (Foto: Leonardo Moreno)
“Erradicação da pobreza, educação com qualidade, desenvolvimento econômico”, exemplifica Zanluchi sobre alguns desses objetivos.
Ele afirma que os projetos precisam ser colocados em prática até o final do concurso ou já estarem em execução há no máximo um ano.
Até a divulgação dos vencedores, em novembro, os finalistas receberão mentoria personalizadas com especialistas da cooperativa financeira. Inicialmente serão selecionadas 20 equipes e cinco delas seguem para a final.
Empreendedorismo
A proposta não é só premiar financeiramente, mas principalmente auxiliar tecnicamente projetos que tragam inovações e transformações sociais de impacto nas comunidades em que a Sicredi está presente, diz o diretor executivo da cooperativa Ildo Wilde.
Ele completa dizendo que o prêmio se relaciona com dois dos Princípios Universais do Cooperativismo, “preocupação com a comunidade” e “educação, treinamento e informação”.
Ildo Wilde falou em preocupação com a comunidade (Foto: Leonardo Moreno)
Aluno da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru e presidente do CEU, Gustavo Maschietto, exalta a possibilidade de jovens transformarem projetos em realidade. O Centro foi responsável por elaborar as regras e etapas do prêmio.
“Nossa missão no CEU é expandir o pensamento empreendedor dentro das universidades e para os jovens em geral. O prêmio tem tudo a ver com nossos princípios”, diz Maschietto.
Presidente do CEU, Gustavo Maschietto (Foto: Leonardo Moreno)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.