O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma ameaça conhecida, especialmente, por afetar mais bebês e idosos. Ele é altamente contagioso e pode causar infecções graves no trato respiratório. Apesar da gravidade da doença, os moradores de Marília podem respirar aliviados. O município já recebeu as primeiras doses de uma vacina contra o vírus, voltada para os idosos, que garante segurança aos imunizados, evitando diversos problemas que podem culminar até mesmo em morte.
Em adultos mais jovens e saudáveis, o VRS geralmente se apresenta como uma gripe comum, com sintomas como tosse e febre. No entanto, em idosos, bebês e pessoas com comorbidades (como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares), o vírus pode levar a complicações graves, incluindo pneumonia e morte.
Durante a pandemia da Covid-19, foi observada uma alta incidência de coinfecções, em que pacientes infectados com coronavírus também apresentavam VRS, o que agravava seu estado de saúde.
A nova vacina Arexvy foi desenvolvida para proteger os idosos acima de 60 anos, e é uma dentre os inúmeros imunizantes que estão disponíveis para comercialização na Sgarbi Vacinas. Embora o vírus também seja perigoso para bebês e seja a principal causa de bronquiolite, o imunizante ainda não está disponível para este grupo no Brasil.
A bronquiolite é uma inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões que pode levar a internações frequentes, especialmente aos que têm menos de seis meses.
“O vírus sincicial respiratório tem um papel significativo no agravamento do quadro clínico de idosos, especialmente aqueles com doenças crônicas. A nova vacina demonstrou uma proteção acima de 90%, reduzindo a necessidade de internações e mortes”, explica a médica.
Os estudos clínicos da vacina envolveram mais de 24 mil pessoas, divididas em dois grupos: um grupo recebeu a vacina e o outro, placebo. A eficácia foi observada durante duas temporadas, com a vacina proporcionando uma proteção significativa mesmo após um ano.
“A Arexvy é uma novidade importante para a proteção dos idosos. Na mesma proporção que é para a terceira idade, a expectativa é que a vacina para bebês também esteja disponível em breve, oferecendo uma proteção adicional para essa faixa etária tão vulnerável”, comenta a infectologista.
A médica destacou a importância da vacinação e do desenvolvimento de novas vacinas para combater doenças sazonais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a chegada da Arexvy, espera-se uma redução significativa nas internações e complicações causadas pelo VSR, oferecendo uma nova esperança para idosos e, futuramente, para bebês no Brasil.
Segundo Luciana Sgarbi, embora o imunizante seja novo, ele é crucial para prevenir infecções graves. “Nós vacinamos no Brasil 85 milhões de pacientes por ano contra a gripe, incluindo idosos, gestantes e crianças até cinco anos, o que ajuda a controlar a circulação de outros vírus respiratórios”, pontua a médica.
A intenção é que a imunização das pessoas seja cada vez mais abrangente para a promoção de uma vida cada vez mais saudável e longa.
SERVIÇO
A Sgarbi Vacinas fica localizada na avenida das Esmeraldas, 2.899, no Jardim Tangará, zona leste de Marília.
Os telefones são o (14) 3433-2423, (14) 3433-0268 e WhatsApp (14) 9 8135-4871 [clique aqui para uma conversa].
O centro de vacinação também conta com as páginas Sgarbi Vacinas e @sgarbivacinas. O site oficial é o sgarbivacinas.com.br.
É possível comprar uma dose da vacina contra a gripe através do site, dos telefones ou pessoalmente.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…
Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…
Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…
This website uses cookies.