Os vereadores votam na sessão da Câmara de hoje (1º) Projeto de Lei da Prefeitura dispondo sobre a volta do Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania). Desde 2010 a fiscalização de trânsito em Marília é feita apenas pela Polícia Militar.
Na exposição de motivos, a Administração destaca que o principal objetivo é assegurar o cumprimento efetivo do Código de Trânsito Brasileiro. Com aproximadamente 140 mil veículos na cidade, o Executivo diz ser insuficiente a fiscalização apenas da PM para garantir o cumprimento da legislação de trânsito vigente, até pelo quadro reduzido de policiais existente em Marília.
Em caso de aprovação do projeto e posterior sanção, os agentes do Gaoc voltam a cumprir a função de agentes de trânsito, subordinados à Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), assim como acontecia há alguns anos com o extinto GAT (Grupo de Apoio ao Trânsito e à Cidadania).
Na matéria, também está sendo modificada a lei referente ao SAF (Distema Auxiliar de Fiscalização) do Transporte Coletivo Urbano, substituindo a representação do Gaoc pela Coordenadoria de Engenharia, Tráfego, Transporte Coletivo e Sinalização da Emdurb.
Ordem do Dia
Outras 23 matérias estão inclusas na pauta desta sessão. A Prefeitura sugere a criação da Fundação Municipal da Saúde de Marília – FUNSAÚDE a fim de auxiliar a Secretaria Municipal da Saúde no desenvolvimento dos programas de esfera federal, estadual e projetos do município.
A Administração também propõe instituir o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas na cidade. Segundo a exposição de motivos do projeto, “as parcerias público-privadas consistem em mecanismos de colaboração entre o Poder Público e os agentes do setor privado interessados na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Município de Marília e ao bem estar coletivo da população”.
Poderão fazer parte das parcerias as áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento básico, transportes públicos e iluminação pública.
Outra matéria da Prefeitura visa permitir que os professores da rede municipal de educação infantil e fundamental assumam cargas suplementares de trabalho, pois a Prefeitura está impossibilitada de contratar mais profissionais.
O vereador Mário Coraíni Júnior (PTB) sugere a possibilidade do desembarque do transporte coletivo de pessoas idosas, portadores de necessidades especiais e do sexo feminino em qualquer lugar após as 22 horas, respeitando o trajeto da linha.
José Bassiga Goda (PHS) quer obrigar a colocação de protetor higiênico descartável e reciclável para assento sanitário em todos os locais públicos e privados que possuam banheiros públicos.
Em segunda discussão será votado projeto de Herval Rosa Seabra (PSB) dispondo sobre a obrigatoriedade de impressão da autenticação eletrônica, diretamente nos boletos e documentos de compensação bancária.
Também em segunda discussão será discutida matéria de José Menezes (PSL) dispondo sobre a obrigatoriedade das casas de shows, de ambientes fechados, contratar profissional Bombeiro Civil.
O vereador Marcos Custódio (PSC) sugere matéria modificando a Lei nº 2924/83, que estabelece normas para doação de imóvel pertencente ao patrimônio municipal, acrescentando certidões negativas de débitos fiscais.
Wilson Damasceno (PSDB) propõe considerar Utilidade Pública Municipal a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) – “Paz Projeto Sonho de Criança”.
Em discussão única do parecer da Comissão de Justiça e Redação, os vereadores irão analisar a solicitação para outorgar permissão de uso dos bens públicos existentes no Loteamento Residencial Terras da Fazenda à Associação dos Moradores do local.
O último projeto concluso a ser discutido na ordem do dia foi proposto por José Bassiga Goda e dispõe sobre a obrigatoriedade da realização, no Município de Marília, do “teste da linguinha” nos recém-nascidos.
OBJETO DE DELIBERAÇÃO
Outros 12 projetos serão votados como objeto de deliberação, ou seja, após a aprovação deverão passar pelas comissões para depois retornarem à pauta.
José Bassiga Goda sugere a publicação mensal dos dados referentes às diárias utilizadas pelos servidores, públicos e agentes políticos da administração pública municipal direta e indireta, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas do Município de Marília. O edil também propõe incluir o Dia do Assistente Social nas datas comemorativas e eventos do Município de Marília.
Samuel da Farmácia (PR) quer incluir o Dia do Farmacêutico nas datas comemorativas e eventos do Município de Marília. Já José Expedito Capacete (PDT) quer adicionar o “Dia da Consciência Ecológica”. Ele também sugere denominar Rua Angelina de Nadai Mathias prolongamento a rua do Sítios de Recreio Altos do Vale.
Marcos Rezende (PSD) apresenta matéria regulamentando estacionamento de veículos em via pública para embarque e desembarque de malas postais dos Correios na cidade. O vereador também sugere implantação de Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores Pesados do tipo caminhão em Marília.
Ainda em relação ao trânsito, Sônia Tonin (PSC) quer a avaliação da emissão de gases e fumaça preta de escapamentos dos veículos e máquinas.
Cícero do Ceasa (PT) sugere incluir o Dia do Silêncio e da Saúde Auditiva nas datas comemorativas e eventos do Município. O vereador ainda propõe a instituição do Programa de Vacinação Domiciliar de idosos e pessoas com mobilidade reduzida e pessoas deficientes.
Wilson Damasceno apresenta projeto autorizando a Prefeitura assumir encargo com o pagamento do transporte coletivo aos atiradores devidamente fardados.
Por fim, Silvio Harada (PR) quer incluir a Semana de Prevenção às Doenças dos Idosos nas datas comemorativas e eventos do Município de Marília.
Fonte: Matra
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.