Marília

Enem deste ano deve ficar para 2022 e afetar mais de 6 mil em Marília

Vitor aguarda abertura de inscrições; ansiedade é natural no último ano do Ensino Médio (Foto: Divulgação/Fernando Garcia)

Uma portaria deve ser publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta sexta-feira (14), sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, que pode ser aplicado somente em 2022. A indefinição gera expectativas nos estudantes, que já veem atraso no período de inscrições, tradicionalmente aberto em maio.

O mariliense Vitor Garcia, de 17 anos, aguarda a abertura das inscrições, mas como milhões de brasileiros, não faz ideia de quando será a prova. A indefinição acaba virando um problema, já que no início do próximo ano ele espera estar matriculado em uma universidade.

“É um exame que pode decidir minha vida. Pode me encaminhar a uma boa faculdade, por isso, preocupa bastante”, relata.

Em seu último ano do Ensino Médio, os professores, conta o estudante, tentam tranquilizar. Porém, ao mesmo tempo, responsabilizam. “Colocam uma pressão gigantesca também”, pondera o estudante.

Em Marília o Enem 2020 – realizado em fevereiro deste ano – teve 6.068 candidatos inscritos. Porém, a abstenção foi recorde e ficou próxima da média nacional de 70%.

A aplicação do exame foi marcada, mas existia a preocupação com o coronavírus. As salas foram ocupadas em 50% da capacidade máxima, a máscara foi obrigatória, assim como a higienização das mãos com álcool em gel, fornecido nos locais de prova.

A organização separou idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que tinham a imunidade afetada. Identificados com base nas inscrições, eles tiveram salas diferenciadas, com ocupação de até 25% da capacidade máxima.

Mas o problema citado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, foi outro: o orçamento.

A explicação ocorreu após pressão, nesta quinta-feira (13). No dia anterior, portaria publicada no Diário Oficial da União, com as metas globais do Inep, levantou suspeitas sobre a aplicação do exame.

O texto trazia as atividades previstas para 2021, mas, em relação ao Enem, só se referia ao “planejamento e preparação técnica”.

O Inep ainda não respondeu os pedidos de informações do Marília Notícia sobre detalhes de inscrições e realização das provas, que afetam todo o planejamento das instituições de ensino e milhões de estudantes no país.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

45 minutos ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

1 hora ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

1 hora ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

4 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

5 horas ago

This website uses cookies.