Marília

Secretaria Municipal da Saúde intensifica as ações de combate à dengue

Trabalho de agentes é fundamental no combate ao mosquito que transmite a dengue (Foto: Arquivo/MN)

A Prefeitura de Marília realiza uma verdadeira guerra contra a dengue na cidade. O município decretou medidas emergenciais para reforçar o trabalho, que já vinha sendo realizado por meio de diversas frentes de trabalho com mutirão da limpeza e bloqueios. A assistência aos suspeitos de dengue está sendo reorganizada visando qualificar e ampliar o acesso.

A força-tarefa já apresenta os primeiros resultados. Segundo os últimos balanços do Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, os casos começam a apresentar queda. Porém, os esforços tanto do poder público quanto da população devem ser contínuos.

Já são duas semanas seguidas de redução nos casos confirmados de dengue em Marília. A tendência de queda reflete o trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura de Marília, que continuará sendo intensificado.

Trabalhador tem como foco a busca ativa por criadouros (Foto: Arquivo/MN)

A Secretaria da Saúde estruturou todo o atendimento de emergência, melhorando o fluxo dos pacientes com maior risco de complicações causadas pela doença e reforçando ainda o trabalho de limpeza nas ruas, imóveis particulares e instituições públicas para exterminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

O plano de guerra contra a dengue está estruturado e a Equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem acompanhando a demanda para que a Prefeitura Municipal de Marília possa definir a programação do atendimento contra a dengue.

Saúde alerta para população deixar agentes entrarem (Foto: Arquivo/MN)

As medidas assistenciais vão sendo ampliadas conforme avaliação dos dados epidemiológicos e cenário apresentado.

Se necessário a ampliação do horário de algumas unidades de saúde e/ou polo será realizado.

CASOS

Apesar da tendência de queda, o número ainda é considerado preocupante, exigindo continuidade do trabalho. Além disso, outro vírus circulante (o Tipo 3) está circulando no Estado de São Paulo, porém, em Marília ainda não foi isolado.

Serviço ajuda no combate ao Aedes aegypti (Foto: Arquivo/MN)

Atualmente, o número de casos em todo o território nacional cresceu de modo surpreendente. Dados do Ministério da Saúde comprovam que houve um crescimento exponencial na comparação de 2023 com 2024. “Como há muito tempo não aparecia, as pessoas estão com baixa imunidade contra ele”, alertou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.

Outras situações que precisam ser levadas em consideração para o alerta em Marília são as temperaturas elevadas, com chuvas intercaladas nos últimos dias, criando habitat ideal para proliferação do Aedes aegypti.

“Há pesquisas que apontam para diminuição do ciclo de vida do mosquito, aumentando ainda mais o risco de uma epidemia”, informa Alessandra Arrigoni.

Nebulização é uma das alternativas para tentar controlar a dengue em Marília (Foto: Arquivo/MN)

ESTRATÉGIA

Marília trabalha com eficiência a estratégia para o enfrentamento da dengue e do mosquito Aedes aegypti, dispondo de uma ampla rede formada por profissionais eficazes, que se dedicam intensamente para proteger a população.

O município está preparado para o controle de situações adversas, como ocorreu no período da pandemia de Covid-19 e em outras circunstância envolvendo outras doenças, como a febre maculosa.

Casos confirmados de dengue explodiram no início do ano em Marília (Foto: Arquivo/MN)

CASAS INACESSÍVEIS

O decreto municipal trouxe reforço para o serviço das equipes da Secretaria Municipal da Saúde que fazem as visitas nos imóveis particulares na cidade. Mutirões serão sendo realizados em vários bairros com o objetivo de acabar com os criadouros do mosquito, inclusive aos sábados.

Além disso, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Marília tem intensificado as notificações de proprietários de terrenos sujos para que realizem a limpeza. Caso o serviço não seja feito dentro do prazo, uma equipe do Município dará manutenção ao local e os custos serão enviados ao proprietário.

Para contribuir na notificação, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos telefones 3402-6000 ou 0800-7766-111, pelo e-mail ouvidoria@marilia.sp.gov.br, no site marilia.sp.gov/ouvidoria ou ir presencialmente na rua Quatro de Abril, 41, no Centro, em horário comercial.

Nebulização é uma das armas contra o mosquito (Foto: Arquivo/MN)
Agentes fiscalizam imóveis em Marília (Foto: Arquivo/MN)
Força-tarefa foi criada (Foto: Arquivo/MN)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.