Mosquito da dengue
A Secretaria Municipal da Saúde – por meio dos setores de Divisão de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica – iniciou na última quinta-feira (16), em diversos bairros da cidade, o Levantamento de Índice Rápido de infestação do Aedes aegypti (LIRAa).
“Nós fazemos a escolha, por sorteio, de algumas quadras de bairros – localizados em todas as regiões da cidade – e visitamos as casas para verificar os índices de presença das larvas do mosquito em nosso município. É um levantamento rápido que nos permite identificar com precisão e agilidade os locais em que devem ser intensificados os trabalhos de combate à dengue”, afirma Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde. E acrescenta. “Com o retorno do período das chuvas, nós precisamos conhecer a realidade o mais rápido possível e tomar as medidas para o seu controle”.
Os trabalhos de execução do LIRAa devem ser finalizados em 10 dias e contará com a participação de cerca de 300 agentes de saúde. “Após o seu término, nos vamos tabular este levantamento e divulgar para a população as regiões mais críticas da cidade”, ressalta Garrido Neto.
O coordenador do setor de Divisão de Zoonoses salienta também que o apoio da população é imprescindível para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. “Este ano foi atípico e os índices de transmissão da doença continuaram ocorrendo até mesmo durante o inverno. É preciso que a população colabore: evitando água parada em suas residências; limpando constantemente os seus quintais; trocando diariamente a água dos recipientes dos animais domésticos e dos vasos de plantas; mantendo as calhas limpas e as caixas d’água bem tampadas; entre outras ações. Este apoio dos munícipes é fundamental para o controle do mosquito”, finaliza Garrido Neto.
Mais informações sobre os trabalhos de combate à dengue em Marília podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6500.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.