O Sebrae-SP realiza até o dia 30, sexta-feira, uma ação junto aos quase 1 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI) do Estado de São Paulo. O objetivo é dar suporte ao MEI para a entrega da Declaração Anual e ajudá-lo na impressão das guias atrasadas de pagamento (DAS). O prazo de entrega da Declaração Anual Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) termina no dia 31 de maio. O empreendedor deve estar em dia com suas obrigações para evitar multas, perda de benefícios previdenciários.
Em Marília, há um total de 5.388 Empreendedores Individuais, sendo que 2.801, cerca de 52%, encontram-se inadimplentes com suas obrigações. Essa situação acontece muitas vezes em consequência da falta da Declaração Anual.
Durante toda a semana, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Marília e os PAE´s (Postos de Atendimento ao Empreendedor localizados em Tupã, Paraguaçu Paulista, Pompeia e Assis) estarão focados no atendimento aos microempreendedores individuais que estiverem inadimplentes, auxiliando-os a regularizar sua situação, com a efetivação da Declaração Anual e a impressão de boletos atrasados.
O atendimento será feito nesta semana junto com técnicos do Sebrae-SP, no Escritório Regional Marília, localizado à Avenida Brasil, 412 – Centro.
Inadimplência – O MEI que não estiver com os boletos de pagamento mensais (DAS) quitados até as datas dos vencimentos está sujeito a juros e multa na geração das novas guias. O não pagamento contribui para o aumento da inadimplência do MEI, que já chega a quase 60% em todo o País.
O empresário que deixa de honrar os pagamentos ou fazê-los com atraso perde os direitos previdenciários como auxílio-doença, licença-maternidade, pensão por morte e aposentadoria por idade.
A maior parte da tributação paga pelo MEI é INSS, ou seja, a previdência do empreendedor. Trata-se de um seguro pessoal do empresário, que ele pode utilizar em caso de acidente ou doença. A categoria dos Microempreendedores Individuais contempla atividades como costureira, pintor, cabelereira, manicure, pipoqueiro, entre outras. Um grande avanço, que colocou muitos trabalhadores no mercado formal de trabalho.
A declaração anual é gratuita. Para enviar, basta acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br), digitar o CNPJ, e informar o valor da receita bruta referente ao ano de 2013 e se possuía ou não empregado. Ou ainda procurar o Sebrae-SP para mais orientações.
Barraco no Parque das Vivendas, zona oeste de Marília (Foto: Divulgação) A pesquisa urbanística do…
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
This website uses cookies.