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Sebrae orienta lojistas para lucrarem mais no Natal

O Sebrae preparou uma lista na qual concentra uma série de dicas para auxiliar os lojistas a incrementarem as vendas no Natal. A palavra chave para aproveitar o período é planejamento. Resgate o histórico de vendas e relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram os produtos mais procurados; o que encalhou; quais foram os horários de pico; como foi o preparo da loja; atendimento; quantos funcionários temporários contratou e se teve problema com troca de mercadorias. Veja a lista abaixo.

Dicas para vender mais no período

1 – Clareza: não esconda nem manipule o preço do produto e do frete para iludir os consumidores. Destaque todos os valores que fazem parte da compra;

2 – Acessibilidade: Deixe o produto com fácil acesso, principalmente em lojas de autosserviço;

3 – Dê atenção: seja exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e identifique suas necessidades;

4 – Sinalização: mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido;

5 – Soluções: para o cliente não existe uma só saída; procure dar o máximo de opções;

6 – Criatividade: Monte kits por faixa etária e sexo, combinando vários produtos;

7 – Acompanhe seu estoque: isso permite ajustes de curto prazo para aumentar as vendas;

8 – Recebimento de produtos: faça um cronograma para não receber tudo em um só lote.

Loja de Rua

  • Invista no visual. Decore o estabelecimento com enfeites natalinos;
  • Deixe os produtos expostos nos locais com maior trafico de clientes;
  • Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro;
  • Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser controlado.

Loja de Shopping

  • A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a poucos passos encontra o concorrente;
  • Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros estados e misture com as peças que já costuma ter;
  • Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as novas;
  • Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral têm 60m2, então é preciso saber usar o pouco espaço que têm;
  • Aposte na venda cruzada. Ofereça mix de produtos. Por exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho. O freguês é induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu modelo de negócio.

E-commerce

  • A home page também precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data é fundamental;
  • A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente tocar o produto;
  • Transmita confiança. Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já comprou;
  • Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir.

Para os três modelos

  • Bom atendimento. No caso da loja de rua e shopping não escolha o cliente pela aparência. Todos, independente do tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um atendimento impecável. No caso do site é preciso ter um espaço para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone;
  • Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento. Agilidade e paciência serão fundamentais.
Marília Notícia

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